Inovação de Empresas e Processos de Fusão: um estudo das empresas de serviços e industrias

Autores

  • Patricia Gonçalves Vidal Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Israel Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula Gonçalves Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p27

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise do processo de inovação em empresas que adotaram como estratégia a criação de valor e a sinergia através da estratégia de fusão. A partir da fundamentação teórica pretende-se lançar luz ao tema ao apresentar embasamento para a pesquisa e consequente análise de resultados. Analisa-se, portanto, empresas de dois setores diversos da economia com o intuito de observar o “como” e o “porquê” de ocorrerem inovações diante do processo de fusão e quais os possíveis resultados dessas análises. Usando fontes secundárias, com o objetivo de apresentar resultados reais e imediatos ao anúncio de inovações das empresas estudadas, por meio de estudos de casos e de eventos, concluiu-se que inovações em produtos e parcerias geraram maior valor diante dos outros tipos de inovações em curto prazo no período pós-fusão.

Biografia do Autor

Patricia Gonçalves Vidal, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Patricia Gonçalves Vidal é professora assistente do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dá aulas na graduação e é Professora Colaboradora do PPGA/UPM, Pesquisadora do Núcleo Conhecimento Organizacional e Decisão Estratégica (CODE). Patrícia publica em revistas e congressos da área de administração nacionais (Enanpad, FACEF, MADE) e internacionais (Academy of Management Meeting, Management Science Journal), assim como em revistas nacionais e internacionais. Atualmente, ela pesquisa na área de tomada de decisão estratégica e aprendizagem organizacional.

Israel Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aluno de graduação do CCSA

Paula Gonçalves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aluno de graduação do CCSA

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

Vidal, P. G., Martins, I., & Gonçalves, P. (2014). Inovação de Empresas e Processos de Fusão: um estudo das empresas de serviços e industrias. Revista De Ciências Da Administração, 27–48. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p27

Edição

Seção

Artigos