Governança Corporativa e Internacionalização: Uma análise dos efeitos nas empresas brasileiras

Autores

  • Luzélia Calegari Santos Moizinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Rogério Borges Borsato Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia
  • Vinícius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p104

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da internacionalização sobre a qualidade da governança corporativa, bem como o efeito da governança na internacionalização. Como objeto de estudo considerou-se as empresas brasileiras não-financeiras de capital aberto, no período de 2005 a 2010, e para o tratamento dos dados utilizou-se do modelo de regressão com dados em painel. Como variáveis de internacionalização das empresas, utilizou-se a exportação sobre a receita total e a comercialização de ADRs e para a governança corporativa, criou-se um índice pelo método da Análise Fatorial. Como contribuição, os resultados apontaram que empresas com níveis de governança mais elevados apresentam possibilidades de incrementar suas receitas pelas exportações, em contrapartida, empresas com baixos índices de governança tendem a buscar financiamentos no exterior como forma de mitigar os problemas de gestão. Sugerem-se como futuras pesquisas a inclusão de outros indicadores de internacionalização.

 

Biografia do Autor

Luzélia Calegari Santos Moizinho, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Administração - Linha de Finanças

Rogério Borges Borsato, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração - Linha de Finanças

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora em Administração

Vinícius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor em Administração

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Moizinho, L. C. S., Borsato, R. B., Peixoto, F. M., & Pereira, V. S. (2014). Governança Corporativa e Internacionalização: Uma análise dos efeitos nas empresas brasileiras. Revista De Ciências Da Administração, 104–122. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p104

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