Uma Visão do Desenvolvimento de Estratégias de TI Utilizando a Gestão do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p139Resumo
Cada vez mais a formulação de estratégias de TI é vista como um processo colaborativo, em que a gestão do conhecimento (GC) e o aprendizado se tornam centrais na construção de uma visão compartilhada de como a tecnologia da informação (TI) pode suportar e estender estratégias de negócio. Este artigo apresenta três componentes inter-relacionados – atores e tipos de conhecimento, modos de conversão do conhecimento e ferramentas – que descrevem a aplicação da GC no desenvolvimento de estratégias de TI. Por meio de um estudo longitudinal baseado em dados qualitativos e estudo de caso, o artigo ilustra estratégias para operacionalização desses três componentes propostos. Juntamente com os componentes, as estratégias propostas fornecem subsídios para que organizações possam aplicar conceitos e práticas de GC para formulação de estratégias de TI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.