Novas Propostas Pedagógicas para o Desenvolvimento de Disciplinas Ministradas em Línguas Estrangeiras nas Salas de Aula Multiculturais

Roberto Birch Gonçalves, Luciane Stallivieri

Resumo


Este estudo discorre sobre a atual tendência da oferta de disciplinas de graduação, ministradas em línguas estrangeiras, fundamentais para a formação dos profissionais globais, que necessitam de competências diferenciadas para atuação em mercados multiculturais. Fez-se uma reflexão sobre os conceitos de internacionalização, mobilidade acadêmica e internacionalização curricular e realizou-se um estudo de caso longitudinal, num período de três anos (2010-2013), descrevendo a trajetória da disciplina Intercultural Communication, ministrada em língua inglesa numa sala de aula multicultural, em uma Instituição de Ensino Superior. Para análise dos resultados, foram utilizados os dados fornecidos pelo sistema de avaliação on-line. Os resultados mostram o grau de satisfação dos estudantes que cursaram a disciplina e colocam em relevo as competências dos profissionais que ministram aulas em línguas estrangeiras em que a habilidade com a língua é fundamental, no entanto, o domínio do conteúdo e a aplicação de metodologias adequadas não são menos importantes. 


Palavras-chave


Internacionalização. Mobilidade acadêmica. Internacionalização curricular. Disciplinas em Línguas estrangeiras.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p130

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.