Vendedores internacionais: desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e61136

Palavras-chave:

Vendas internacionais, Habilidades dos vendedores, Negócios internacionais, Internacionalização

Resumo

A competitividade e mercados nacionais cada vez mais restritros tem impulsionado as organizações a atuarem mundialmente, tornando a função de vendas internacionais um dos fatores fundamentais para o crescimento das empresas. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores determinantes que habilitam a função de vendedor internacional. Para tanto se utilizou de uma metodologia de pesquisa descritiva (survey) com abordagem quantitativa, questionando-se os vendedores de empresas exportadoras da região da serra gaúcha. Para a coleta de dados utilizou-se duas escalas validadas complementadas com fatores provenientes da revisão bibliográfica. Obteve-se um total de cinqüenta e uma respostas válidas que foram analisadas. Os resultados mostram que os aspectos de adaptação cultural são os principais fatores que habilitam os vendedores promovendo interação entre o comprador e vendedor viabilizando os negócios. Além disso, na medida em que o tempo da relação comprador/vendedor cresce a disposição ao serviço mútuo aumenta.

Biografia do Autor

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduado em engenharia eletrônica; Mestre e Doutor em Administração (UFRGS); Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) da Universidade de Caxias do Sul; Coordenador do Núcleo de pesquisa em internacionalização; Prof. Graduação de Comércio Internacional; Prof. Mestrado profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (PPGVIT); Prof. Programa de pós graduação em Administração (PPGA)

Leticia Battistel, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Formada em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul, MBA em Geração de valor, Finanças e Administração pela PUC/RS. Atuando como empresária e gestora no ramo de fotografia.

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Gonçalves, R. B., & Battistel, L. (2023). Vendedores internacionais: desafios e oportunidades. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e61136

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