O Método Fenomenológico na Pesquisa sobre Empreendedorismo no Brasil

Autores

  • Suely Percínio Moreira Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Antonio Carlos Gil Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p99

Resumo

A maioria das pesquisas sobre o empreendedorismo tem sido realizada segundo a perspectiva positivista. Verifica-se, no entanto, tendência para sua investigação sob outros enfoques. Assim, elaborou-se o presente estudo, que tem como objetivos: 1) Discutir a aplicabilidade do método fenomenológico no estudo do empreendedorismo; 2) Analisar o “estado da arte” da investigação acerca do empreendedorismo sob esse enfoque. Trata-se de um ensaio fundamentado em contribuições teóricas e em relatos de pesquisas empíricas de cunho fenomenológico sobre empreendedorismo no Brasil. O método fenomenológico apresenta grande potencial para o estudo do empreendedorismo, pois permite que a ação empreendedora seja conhecida sob o ponto de vista do próprio empreendedor. Contudo, ainda é reduzido o número de pesquisas sobre empreendedorismo com a aplicação desse método.  Recomenda-se aos pesquisadores que atentem para o potencial desse método para a compreensão do fenômeno empreendedor e que se disponham a investigá-lo sob a perspectiva dos próprios empreendedores.

Biografia do Autor

Suely Percínio Moreira Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Ciências Sociais e em Saúde Pública, Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado em Administração da USCS.

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Publicado

2015-04-17

Como Citar

Silva, S. P. M., & Gil, A. C. (2015). O Método Fenomenológico na Pesquisa sobre Empreendedorismo no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 99–113. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p99

Edição

Seção

Artigos