Design de Interação, Design Experiencial e Design Thinking: a triângulação da Interação Humano-Computador

Autores

  • Cristiane Ellwanger Doutoranda em Design e Tecnologia – UFRGS / URI – Campus Santo Ângelo
  • Rudimar Antunes da Rocha CAD - UFSC
  • Régio Pierre da Silva DEG - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p26

Resumo

O artigo trata da Interação Humano-Computador (IHC) e suas interfaces da participação do usuário como pressuposto à usabilidade de sistemas computacionais interativos e dinâmicos. As conceituações da IHC advêm do avanço exponencial das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e de marketing, através de como as pessoas se comportarem frente ao Design de Interação (DI), Design Experiencial (DE) e Design Thinking (DT). Esta tríade tem elo com o marketing de relacionamento organizacional. Para ampliar as discussões, elaborou-se o presente trabalho, classificado como do tipo exploratório, analítico e descritivo exposto na literatura especializada sobre as variáveis supramencionadas (HAIR, et al., 2005). Da compreensão da IHC-TICs e da triangulação do DI, DE e DT, reflete-se sobre o ensino e a aprendizagem do desenvolvimento de sistemas computacionais interativos. A pesquisa foi elaborada durante o segundo e terceiro trimestre de 2014. Concluiu-se que o DE é utilizado em vários contextos da IHC e TICs, englobando, ou DI ou DT da IHC, como objetos e sujeito ao facilitar a experiência de sujeitos (designers e usuários) e objeto (produtos ou serviços) em que atuam.

Biografia do Autor

Cristiane Ellwanger, Doutoranda em Design e Tecnologia – UFRGS / URI – Campus Santo Ângelo

Doutoranda em Design, com ênfase em Design e Tecnologia – UFRGS. Mestre em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa de Segurança da Informação. Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA-RS). Especialista em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica, na linha de pesquisa em Informação e Comunicação (FACISA-SC). Bacharel em Informática – Sistemas de informação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora colaboradora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Santo Ângelo, lecionando as disciplinas de Multimídia e Interfaces Usuário-Máquina, Tolerância a Falhas, Segurança e Auditoria de Sistemas, Lógica para a Ciência da Computação e Inteligência Artificial. Membro do Grupo de Pesquisa Integração de Tecnologias Computacionais (INTEC), desenvolvendo pesquisas sobre Informática na Educação, Interface Humano-Computador e Aplicações Computacionais. 

Rudimar Antunes da Rocha, CAD - UFSC

Professor Ph.D., Associado IV, do Departamento de Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U. Minho – Pt - 2013-2014 - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CNPq/CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Leciona e orienta mestrando e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) e Graduação no Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO), registrado na UFSC e CNPq.

Régio Pierre da Silva, DEG - UFRGS

Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS, tendo nove orientações de mestrado na área já homologadas. Tem Doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005. Tem Mestrado em Engenharia de Produção na área de Transportes pela UFSC em 1991. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987. Tem experiência na área de Mídia e Conhecimento com ênfase em Design Instrucional e Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, aprendizagem significativa, mapas conceituais, projeto de produto, desenvolvimento virtual de produtos, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa. Professor dos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual da UFRGS, onde atua nas disciplinas de: Design Instrucional, Projeto de Produto III, Projeto de Produto II e Projeto de Produto I.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Ellwanger, C., Rocha, R. A. da, & Silva, R. P. da. (2015). Design de Interação, Design Experiencial e Design Thinking: a triângulação da Interação Humano-Computador. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 26–36. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p26

Edição

Seção

Artigos