Fake News e o Comportamento Online dos Eleitores nas Redes Sociais Durante a Campanha Presidencial Brasileira de 2018

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-8589-8101
  • Martin de La Martiniere Petroll Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65768

Palavras-chave:

Fake News, Redes Sociais Digitais, Eleições, Brasil

Resumo

O fenômeno das Fake News tem ganhado destaque por todo o mundo, especialmente quanto à sua influência no contexto político. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar a influência das Fake News no comportamento online dos eleitores brasileiros durante o período da campanha presidencial de 2018. Realizou-se um estudo de abordagem mista, com uso de abordagem netnográfica básica, análise de tendências e survey online. Os resultados apontam que 92,6% dos respondentes foram expostos a conteúdos falsos durante a campanha, sendo o Whatsapp e o Facebook as principais redes sociais onde esse contato aconteceu; postagens falsas com teor humorístico apresentaram maior engajamento dentro dos grupos partidários no Facebook; e o interesse com o assunto, durante as eleições, fez o termo atingir o segundo maior pico no Google Trends. Este estudo aprofunda o conhecimento acerca deste fenômeno e possibilita reflexão de estratégias mercadológicas direcionais aos perfis ativos de engajamento nos ambientes virtuais.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (PPGA/UFSC), Mestre em Administração (PROPAD/UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE).

Martin de La Martiniere Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Sousa Júnior, J. H. de, Petroll, M. de L. M., & Rocha, R. A. da. (2023). Fake News e o Comportamento Online dos Eleitores nas Redes Sociais Durante a Campanha Presidencial Brasileira de 2018. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65768

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