Fake News e o Comportamento Online dos Eleitores nas Redes Sociais Durante a Campanha Presidencial Brasileira de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65768Palavras-chave:
Fake News, Redes Sociais Digitais, Eleições, BrasilResumo
O fenômeno das Fake News tem ganhado destaque por todo o mundo, especialmente quanto à sua influência no contexto político. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar a influência das Fake News no comportamento online dos eleitores brasileiros durante o período da campanha presidencial de 2018. Realizou-se um estudo de abordagem mista, com uso de abordagem netnográfica básica, análise de tendências e survey online. Os resultados apontam que 92,6% dos respondentes foram expostos a conteúdos falsos durante a campanha, sendo o Whatsapp e o Facebook as principais redes sociais onde esse contato aconteceu; postagens falsas com teor humorístico apresentaram maior engajamento dentro dos grupos partidários no Facebook; e o interesse com o assunto, durante as eleições, fez o termo atingir o segundo maior pico no Google Trends. Este estudo aprofunda o conhecimento acerca deste fenômeno e possibilita reflexão de estratégias mercadológicas direcionais aos perfis ativos de engajamento nos ambientes virtuais.
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