O significado do sacrifício nos rituais de alisamento capilar e autoimagem feminina

Autores

  • Bianca Gabriely Ferreira Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Salomão Alencar de Farias Georgia State University; Universidade Federal de Pernambuco
  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e70165

Resumo

As pessoas consomem baseadas na forma como se veem e querem ser vistas, principalmente no que refere-se ao consumo estético, apresentando, muitas vezes, condutas sacrificiais pela efetivação de seus desejos. Associados a estereótipos negativos, cabelos cacheados ou crespos, geralmente, são submetidos a mudanças estruturais a partir de alisamentos, para seguir padrões socialmente aceitáveis. Neste contexto, esse trabalho objetiva compreender o significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A pesquisa, de abordagem qualitativa interpretativista a partir da história oral e análise de conteúdo temática, percebeu que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por fatores, como o tempo, dinheiro, risco à saúde e o próprio processo; e a maioria delas é influenciada a realizar o alisamento por influência dos elogios, julgamentos e preconceitos capilares alheios.

Biografia do Autor

Bianca Gabriely Ferreira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD-UFPE)

Salomão Alencar de Farias, Georgia State University; Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração (USP); Professor visitante do Instituto de Negócios Internacionais do College of Business da Georgia State University; Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (PPGA/UFSC), Mestre em Administração (PROPAD/UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE).

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, B. G. F., Farias, S. A. de, & Sousa Júnior, J. H. de. (2021). O significado do sacrifício nos rituais de alisamento capilar e autoimagem feminina. Revista De Ciências Da Administração, 22(58), 8–21. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e70165

Edição

Seção

Artigos