Pesquisa histórica em administração: a (re)construção identitária da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG)

Autores

  • José Vitor Palhares dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Verônica Fujise Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Talita Soares Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p9

Palavras-chave:

Pesquisa Histórica, Identidade, Galeria do Ouvidor

Resumo

Recentemente, a história tem ocupado um papel importante na área da Administração, especialmente no campo dos Estudos Organizacionais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar, por meio da pesquisa histórica, a (re)construção  identitária da Galeria do Ouvidor, que foi um dos primeiros centros comerciais construídos em Belo Horizonte e que, atualmente, ainda se destaca entre as principais galerias da cidade. Por meio da pesquisa documental e da análise do discurso de narrativas temáticas de atores que trabalham atualmente na Galeria do Ouvidor, o presente estudo buscou ampliar a compreensão a respeito das identidades da organização desde a sua construção. Os resultados evidenciam que a história deste espaço se divide em diversas fases comerciais, em distintas identidades. Identidades estas que estão ligadas às mercadorias comercializadas na Galeria, as quais estão vinculadas à história da cidade de Belo Horizonte. Entretanto, embora novos clientes e produtos surjam nas diferentes identidades da galeria, permanecem resquícios de fases anteriores. Desse modo, a Galeria do Ouvidor pode ser compreendida, então, como um espelho da capital mineira.

Biografia do Autor

José Vitor Palhares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Professor Adjunto da UFMG – Faculdade de Ciências Econômicas / Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração; Coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade do Departamento de Ciências Administrativas – UFMG.

Verônica Fujise Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Talita Soares Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos