A Influência do “Mundo dos Negócios” na Governança Ambiental Global

Autores

  • Adriana Vinholi Rampazo Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
  • Elisa Yoshie Ichikawa Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Alexandre de Pádua Carrieri Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p75

Resumo

Desde a Rio 92 cresce a participação das organizações não ambientais e do setor privado nas conferências ambientais promovidas pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e, portanto, na governança ambiental global. Dessa forma, as normas, regras e procedimentos que regulam a proteção ambiental em todo mundo acabam sendo influenciados por organizações como o Banco Mundial, bancos privados e outras empresas privadas dos mais diversos setores. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é discorrer sobre a inserção das organizações não ambientais e do setor privado na governança ambiental global nos últimos anos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e documental baseado em artigos científicos, institucionais e jornalísticos, além de documentos oficiais. No final do trabalho foi possível constatar que as organizações não ambientais e do setor privado, por meio de lobby, do seu poder estrutural e das redes que formam (associações empresariais), estão cada vez mais inseridas nas discussões ambientais e, assim, acabam por influenciar as decisões tomadas.

Biografia do Autor

Adriana Vinholi Rampazo, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Professora do departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutoranda em Administração na FEA/USP e Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elisa Yoshie Ichikawa, Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)

Alexandre de Pádua Carrieri, Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

16-12-2014

Como Citar

Rampazo, A. V., Ichikawa, E. Y., & Carrieri, A. de P. (2014). A Influência do “Mundo dos Negócios” na Governança Ambiental Global. Revista De Ciências Da Administração, 75–89. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p75

Edição

Seção

Artigos