A Sociologia de Michel Maffesoli e a Gestão Social: gerencie-me ou te devoro

Autores

  • Miguel Pacifico Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins
  • Thelma Pontes Borges Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp30

Palavras-chave:

Gestão Social, Michel Maffesoli, Presente

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de aproximar dois referenciais: de um lado, a sociologia de Maffesoli e sua análise da contemporaneidade por meio da relativização de pressupostos sociológicos e filosóficos acerca da realização plena da humanidade em projetos ancorados em um devir e, de outro, a Gestão Social, que se apresenta como proponente de práticas alternativas ao pensamento administrativo tradicional, centrado na racionalidade utilitária. A partir da metodologia de análise comparativa, demonstram-se proposições-chave na obra de Maffesoli, politeísmo popular e socialidade, relacionando-os com a Gestão Social e suas discussões em torno da dialética negativa, o interesse bem compreendido e a esfera pública.  Concluiu-se que a Gestão Social se propõe a equacionar questões da contemporaneidade apontadas pela sociologia maffesoliana e que esta pode oferecer àquela os elementos para que se posicione como uma gestão para o que é, para o presente, e não somente para o que deve ser, para um futuro distante e impreciso.

Biografia do Autor

Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Tocantins. Doutor e Mestre em História pela UNESP/Assis.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Administração pela UFLA. Professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora-Assistente do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2015-12-07