Princípios de Orientação ao Mercado em Clubes de Futebol: Marca, Receitas e Torcedores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p155

Resumo

Este ensaio tem o propósito de apresentar, situar e discutir os conceitos de orientação ao mercado e ao consumidor na ótica dos clubes de futebol brasileiro com o propósito de criar e elevar fontes de receitas. Com efeito, a orientação ao mercado e ao torcedor reforça a gestão profissional do clube, os princípios de governança responsável aos stakeholders (parceiros e patrocinadores) o foco no torcedor-cliente (ou consumidor) e, também, assegura diversas fontes de receitas ao clube. Entretanto, relatórios de consultorias vêm demonstrando que a orientação ao mercado e a gestão profissional estão presentes mais nos discursos do que nas práticas. Enquanto os clubes de futebol brasileiro amargam dívidas, os clubes europeus ostentam receitas, por meio do marketing e foco no torcedor. 

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário Fei

Pós-Doutorando em Administração | Marketing pela PUC-SP.

Pós-Doutor em Administração | Marketing pela FEA/USP.

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Doutor em Ciências da Saúde: Saúde Coletiva pela Unifesp.

Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Doutor em Administração pela FGV-SP

Pós-Doutor em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Silva, E. C. da, & Las Casas, A. L. (2018). Princípios de Orientação ao Mercado em Clubes de Futebol: Marca, Receitas e Torcedores. Revista De Ciências Da Administração, 20(52), 155–168. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p155

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Artigos