Ecossistema esportivo e modelo teórico: orientação para o marketing esportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e69999

Palavras-chave:

Marketing esportivo, ecossistema esportivo, torcedor, receitas esportivas

Resumo

O marketing esportivo é um parâmetro para a geração de receitas para as organizações esportivas que têm parceiros e/ou patrocinadores que participam das atividades de marketing da cadeia de valor em um plano de marketing orientado ao cliente. Há duas modalidades de marketing esportivo: marketing de esporte, que que foca o esporte como evento e entretenimento; e marketing através do esporte que concentra em produtos e/ou serviços. Este ensaio tem o objetivo de introduzir quatro modelos de ecossistemas esportivos baseados em modelos de negócios aos profissionais de marketing que buscam implementar e aplicar a orientação de mercado em clubes esportivos. Os quatro modelos de ecossistemas esportivos foram obtidos a partir de revistas científicas internacionais e relatórios empresariais de negócios e marketing. Todos estes autores acima querem estabelecer os ecossistemas esportivos como insumos ou premissas para a elaboração de um plano de marketing para entidades esportivas. 

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário Fei

Pós-Doutorando em Administração | Marketing pela PUC-SP.

Pós-Doutor em Administração | Marketing pela FEA/USP.

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Doutor em Ciências da Saúde: Saúde Coletiva pela Unifesp.

Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-Doutor em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

Doutor em Administração pela FGV-SP

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos