Ecossistema esportivo e modelo teórico: orientação para o marketing esportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e69999

Resumo

O marketing esportivo é um parâmetro para a geração de receitas para as organizações esportivas que têm parceiros e/ou patrocinadores que participam das atividades de marketing da cadeia de valor em um plano de marketing orientado ao cliente. Há duas modalidades de marketing esportivo: marketing de esporte, que que foca o esporte como evento e entretenimento; e marketing através do esporte que concentra em produtos e/ou serviços. Este ensaio tem o objetivo de introduzir quatro modelos de ecossistemas esportivos baseados em modelos de negócios aos profissionais de marketing que buscam implementar e aplicar a orientação de mercado em clubes esportivos. Os quatro modelos de ecossistemas esportivos foram obtidos a partir de revistas científicas internacionais e relatórios empresariais de negócios e marketing. Todos estes autores acima querem estabelecer os ecossistemas esportivos como insumos ou premissas para a elaboração de um plano de marketing para entidades esportivas. 

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário Fei

Pós-Doutorando em Administração | Marketing pela PUC-SP.

Pós-Doutor em Administração | Marketing pela FEA/USP.

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Doutor em Ciências da Saúde: Saúde Coletiva pela Unifesp.

Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-Doutor em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

Doutor em Administração pela FGV-SP

Referências

Amorim, J. G. B. & Almeida, V. M. C. (2015). The Effect of Simultaneous Sponsorship of Rival Football Teams. Brazilian Administration Review. 12(1), 63-87.

Bernstein, G. (2015). The Principles of Sports Marketing. Illinois: Sagamore, Publishing.

Blumrodt, J; Desbordes, M. & Bodin, D. (2013). Professional Football Clubs and Corporate Social Responsibility. Sport Business and Management. 3(3), 205-225.

Bradbury, T. & O’Boyle, I. (2017) Understanding Sport Management: International Perspectives. New York, USA: Routledge.

Burden, W. & Li, M. (2009). Minor League Baseball: Exploring the Growing Interest in Outsourced Sport Marketing. Sport Marketing Quartely, 18, 139-149.

Chadwick, S. & Thwaites, D. (2005). Management Sport Sponsorship Programmes: Lessons from a Critical Assessment of English Soccer. Journal of Advertising Research 45(3), 328-338.

Clark, J. (2011). Changing the Game: Outlook for the Global Sport Market to 2015. PricewaterhouseCoopers (PwC). Disponível em: http://www.pwc.com/gx/en/hospitality-leisure/pdf/changing-the-game-outlook-for-the-global-sports-market-to-2015.pdf. Acesso em 10 outubro de 2016.

Collignon, H. & Sultan, N. (2014). Winning in Business Sports. ATKeaney Report. Disponível em: https://www.atkearney.com/documents/10192/5258876/Winning+in+the+Business+of+Sports.pdf/ed85b644-7633-469d-8f7a-99e4a50aadc8. Acesso em 8 de outubro de 2016.

Collignon, H.; Sultan, N. & Santander, C. (2011). The Sports Market: Major Trends and Challenges in an Industry Full of Passion. ATKeaney Report. Disponível em: http://www.smri.in/wp-content/uploads/2015/02/Sports_Market.pdf. Acesso em 8 de outubro de 2016.

Ferrand, A. & McCarthy, S. (2009). Marketing the Sports Organisation. Building Networks and Relationships. London: Routledge.

Fullerton, S. & Merz, G. R. (2008). The Four Domains of Sports Marketing: A Conceptual Framework. Sports Marketing Quarterly. 17(2), 90-108.

KPMG Report (2014). Business of Sports: Shaping a Successful Innings for the Indian Sports Industry. Disponível em: http://www.smri.in/wp-content/uploads/2015/02/Business-of-Sports-KPMG.pdf. Acesso em 8 de outubro de 2016.

Leopkey, B. & Parent, M. (2009). Risk Management Issues in Large-Scale Sporting Events: A Stakeholder Perspective. European Sport Management Quarterly, 9(2), 187-208.

Maltese, L. & Danglade, J. P. (2014). Marketing du Sport et Événementiel Sportif. Paris: Dunod.

McHugh, J., Bronson, P., & Watters, E. (2015). Disponível em: The Future of Sports (2015). Reports. futureof.com. http://www.gannett-cdn.com/usatoday/editorial/sports/The-Future-of-Sports-2015-Report.pdf. Acesso em 20 de outubro de 2016.

Moore, N. & Levermore, R. (2012). English Professional Football Clubs: Can Business Parameters of Small and Medium-Sized Enterprises be Applied? Sport Business and Management: An International Journal, 2(3), 196-209.

Norris, J. I.; Wann, D. L. & Zapalac, R. K. (2014). Sport Fan Maximizing: Following the Best Team or Being the Best Fan? Journal of Consumer Marketing, 32(3), 157-166.

Ratten, V. & Ratten H. (2011). International Sport Marketing: Practical and Future Research Implications. Journal of Business & Industrial Marketing. 26(8), 614-620,

Ratten, V. (2016). The Dynamics of Sport Marketing. Suggestions for Marketing Intelligence and planning. Marketing Intelligence & Planning, 14(2), 162-168.

Rundh, B. & Gottfridsson, P. (2015). Delivering Sports Events: The Arena Concept in Sports from Network Perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, 30(7), 785-794.

Shilbury, D. & Rentschler, R. (2007). Assessing Sport Management Journals: A Multi-Dimensional Examination. Sport Management Review, 10(3), 3-14.

Shilbury, D. (2009). Sport Management Series, 3rd ed. Sydney: Allen & Unwin.

Smith, A. & Westerbeek, H. (2003). Sport Business in the Global Marketplace. New York: Palgrave, Macmillan.

Smolianov, P. & Shilbury, D. (2005). Examining Integrated Advertising and Sponsorship in Corporate Marketing Through Televised Sport. Sport Marketing Quarterly, 14, 239-250.

Storm, R. K.; Wagner, U. & Nielsen, K. (2017). When Sport Meets Business: A Brief Introduction. In: Nielsen, K.; Wagner, U. & Storm, R. K. When Sports Meets Business: Capabilities, Challenges, Critiques, London, UK: Sage.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, E. C. da, & Las Casas, A. L. (2021). Ecossistema esportivo e modelo teórico: orientação para o marketing esportivo. Revista De Ciências Da Administração, 22(58), 81–97. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e69999

Edição

Seção

Artigos