Ciclos da gestão do conhecimento: um estudo aplicado ao setor de compras de uma empresa de moda e vestuáro

Autores

  • Marcio José Silva Universidade Estadual de Maringá.
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro Universitário de Maringá. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).
  • Luiz Tatto Centro Universitário de Maringá. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p95

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Ciclo da Gestão do Conhecimento, Processo de Compras, Indústria de Moda, Indústria do Vestuário

Resumo

A Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo relacionada a criação de valor e fomento da competitividade para as organizações. Nesta pesquisa foi realizado um estudo de caso em uma indústria de moda e vestuário a partir do qual  buscou-se avaliar a existência de estágios de um ciclo de GC no processo de compras. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho exploratório que utilizou-se da aplicação de um questionário para idenfiticar esses estágios. Foi possível comprovar que estágios de um ciclo de GC podem existir no processo de compras, verificando como esses estágios se sustentam e quais os meios mais utilizados para promovê-los. Foi possível estabelecer, ainda, quais os setores envolvidos no processo de compras e como se dão as alterações nos métodos ou processos de trabalho, o que pode contribuir para novas pesquisas relacionadas a esse assunto.

Biografia do Autor

Marcio José Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Docente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá. 

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Centro Universitário de Maringá. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Doutora em Administração. Docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar.

Luiz Tatto, Centro Universitário de Maringá. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Doutor em Administração. Docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO. Perfil do Setor: Dados gerais do setor atualizados em 2018, referentes ao ano de 2017. Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. Acesso em: 21 nov. 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. 2. reimpr. Lisboa: Edições 70, 2012.

CENTENARO, A. BONEMBERGER, A.M.O. LAIMER, C. G. Gestão do Conhecimento e vantagem competitiva: estudo no setor metalmecânico. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 38-51, 2016.

CIPRIANI JR, V.; CRACO, T.; CAMARGO, M. E.; BIEGELMEYER, U. H. A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade. Revista Espacios, 2015 Vol 36, nº 10, p. 8.

DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. London: The MIT Press, 2011.

DAVILA, G. A.; FRAGA, B. D.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. O ciclo de gestão do conhecimento na prática: um estudo nos núcleos empresariais catarinenses. Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 43-64, 2015.

DELALIBERA, P.H.A.; LIMA, R.S.; TURRIONI, J.B. Pesquisa levantamento para análise do modelo de compras conjuntas adotado em arranjos produtivos locais de Minas Gerais. Production, 2015 Vol. 25, nº 2, p. 391-402.

DOROW, P. F.; CALLE, G. A. D.; RADOS, G. J. V. Ciclo de conhecimento como gerador de valor: Uma proposta integradora. Espacios, Caracas, v. 36, n. 12, 2015.

EVANS, M.; DALKIR, K.; BIDIAN, C. A holistic view of the knowledge life cycle: The knowledge management cycle (KMC) model. The Electronic Journal of Knowledge Management, Sonning Commom, v. 12, n. 2, p. 85-97, 2014.

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.

KACHBA, Y. R.; HATAKEYAMA, K. Competence for product development management in clothing firms. International Association for Management of Technology, Cape Town, p. 1863-1876, 2015. Disponível em: <http://www.iamot2015.com/2015proceedings/documents/P253.pdf>. Acesso em: 25 Ago. 2016.

LEENDERS, M. R.; FEARON, H. E. Developing purchasing’s foundation. Journal of Supply Chain Management, West Yorkshire, v. 44, n. 2, p. 17-27, 2008.

MACCHION, L.; MORETTO, A.; CANIATO, F.; CARIDI, M.; DANESE, P.; VINELLI, A. Production and supply network strategies within the fashion industry. International Journal of Production Economics, [s.l], v. 150, p. 1012-1019, Sep. 2014.

MOHAJAN, H. A Comprehensive Analysis of Knowledge Management Cycles. Journal of Environmental Treatment Techniques, [s/l], v. 4, n. 4, p. 184-200, Oct. 2016.

MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Knowledge Management Cycles. In: MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Designing Knowledge Management-Enabled Business. Switzerland: Springer, 2016. Cap. 2, p. 13-29.

MONDINI, L. C.; MACHADO, D. D. P. N.; SCARPIN, M. R. S.; MONDINI, V. E. D. Impacto do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação do Brasil. REAd - Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 1, n. 80, p. 113-140, jan-abr, 2015.

NORTH, K.; BABAKHANLOU, R. Knowledge Management Tools for SMES. Competitive Strategies for Small and Medium Enterprises, [s.l], p. 211-222, 2016.

ORTEGÓN, A. M.; LASSO, A. L.; STEIL, A. V. Estratégia Organizacional y Ciclo de Gestión del Conocimiento: El Modelo de Bukowitz y Williams en Práctica. Espacios, [s.l], v. 37, n. 7, p. 11, 2016.

SHAW, D.; KOUMBIS, D. A compra profissional de moda. Tradução Márcia Longarço. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

SIADAT, S. H.; ABDOLLAHI, A.; MOHSENI, M. Impact of organizational culture on knowledge management. Management and Administrative Sciences Review, Ankara, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2016.

SILVA, M. J.; MENEGASSI, C. H. M.; SARTORI, R.; TENÓRIO, N. Knowledge management within the fashion and clothing industry: an investigation into the purchase processes within a company. International Journal of Development Research, [s/l], v. 08, n. 03, p. 19739-19743, Mar. 2018.

STARY, C. Non-disruptive knowledge and business processing in knowledge life cycles – aligning value network analysis to process management. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 18, n. 4, p. 651-686, 2014.

TACCONI, M. F. F. S. LOPES, F. D.; MOL, A. L. R.; NETO, E. A. T. A confiança interorganizacional nas compras. Gestão da Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 199-214, 2014.

TZORTZAKI, A. M.; MIHIOTIS, A. A review of knowledge management theory and future directions. Knowledge and Process Management, Malden, v. 21, n. 1, p. 29-41, 2014.

WIIG, K. M. Comprehensive knowledge management. Knowledge Research Institute, INC. Arlington, p. 9. 1999.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Edição

Seção

Artigos