Ciclos da gestão do conhecimento: um estudo aplicado ao setor de compras de uma empresa de moda e vestuáro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p95Resumen
A Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo relacionada a criação de valor e fomento da competitividade para as organizações. Nesta pesquisa foi realizado um estudo de caso em uma indústria de moda e vestuário a partir do qual buscou-se avaliar a existência de estágios de um ciclo de GC no processo de compras. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho exploratório que utilizou-se da aplicação de um questionário para idenfiticar esses estágios. Foi possível comprovar que estágios de um ciclo de GC podem existir no processo de compras, verificando como esses estágios se sustentam e quais os meios mais utilizados para promovê-los. Foi possível estabelecer, ainda, quais os setores envolvidos no processo de compras e como se dão as alterações nos métodos ou processos de trabalho, o que pode contribuir para novas pesquisas relacionadas a esse assunto.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO. Perfil do Setor: Dados gerais do setor atualizados em 2018, referentes ao ano de 2017. Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. Acesso em: 21 nov. 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. 2. reimpr. Lisboa: Edições 70, 2012.
CENTENARO, A. BONEMBERGER, A.M.O. LAIMER, C. G. Gestão do Conhecimento e vantagem competitiva: estudo no setor metalmecânico. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 38-51, 2016.
CIPRIANI JR, V.; CRACO, T.; CAMARGO, M. E.; BIEGELMEYER, U. H. A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade. Revista Espacios, 2015 Vol 36, nº 10, p. 8.
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. London: The MIT Press, 2011.
DAVILA, G. A.; FRAGA, B. D.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. O ciclo de gestão do conhecimento na prática: um estudo nos núcleos empresariais catarinenses. Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 43-64, 2015.
DELALIBERA, P.H.A.; LIMA, R.S.; TURRIONI, J.B. Pesquisa levantamento para análise do modelo de compras conjuntas adotado em arranjos produtivos locais de Minas Gerais. Production, 2015 Vol. 25, nº 2, p. 391-402.
DOROW, P. F.; CALLE, G. A. D.; RADOS, G. J. V. Ciclo de conhecimento como gerador de valor: Uma proposta integradora. Espacios, Caracas, v. 36, n. 12, 2015.
EVANS, M.; DALKIR, K.; BIDIAN, C. A holistic view of the knowledge life cycle: The knowledge management cycle (KMC) model. The Electronic Journal of Knowledge Management, Sonning Commom, v. 12, n. 2, p. 85-97, 2014.
GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.
KACHBA, Y. R.; HATAKEYAMA, K. Competence for product development management in clothing firms. International Association for Management of Technology, Cape Town, p. 1863-1876, 2015. Disponível em: <http://www.iamot2015.com/2015proceedings/documents/P253.pdf>. Acesso em: 25 Ago. 2016.
LEENDERS, M. R.; FEARON, H. E. Developing purchasing’s foundation. Journal of Supply Chain Management, West Yorkshire, v. 44, n. 2, p. 17-27, 2008.
MACCHION, L.; MORETTO, A.; CANIATO, F.; CARIDI, M.; DANESE, P.; VINELLI, A. Production and supply network strategies within the fashion industry. International Journal of Production Economics, [s.l], v. 150, p. 1012-1019, Sep. 2014.
MOHAJAN, H. A Comprehensive Analysis of Knowledge Management Cycles. Journal of Environmental Treatment Techniques, [s/l], v. 4, n. 4, p. 184-200, Oct. 2016.
MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Knowledge Management Cycles. In: MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Designing Knowledge Management-Enabled Business. Switzerland: Springer, 2016. Cap. 2, p. 13-29.
MONDINI, L. C.; MACHADO, D. D. P. N.; SCARPIN, M. R. S.; MONDINI, V. E. D. Impacto do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação do Brasil. REAd - Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 1, n. 80, p. 113-140, jan-abr, 2015.
NORTH, K.; BABAKHANLOU, R. Knowledge Management Tools for SMES. Competitive Strategies for Small and Medium Enterprises, [s.l], p. 211-222, 2016.
ORTEGÓN, A. M.; LASSO, A. L.; STEIL, A. V. Estratégia Organizacional y Ciclo de Gestión del Conocimiento: El Modelo de Bukowitz y Williams en Práctica. Espacios, [s.l], v. 37, n. 7, p. 11, 2016.
SHAW, D.; KOUMBIS, D. A compra profissional de moda. Tradução Márcia Longarço. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
SIADAT, S. H.; ABDOLLAHI, A.; MOHSENI, M. Impact of organizational culture on knowledge management. Management and Administrative Sciences Review, Ankara, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2016.
SILVA, M. J.; MENEGASSI, C. H. M.; SARTORI, R.; TENÓRIO, N. Knowledge management within the fashion and clothing industry: an investigation into the purchase processes within a company. International Journal of Development Research, [s/l], v. 08, n. 03, p. 19739-19743, Mar. 2018.
STARY, C. Non-disruptive knowledge and business processing in knowledge life cycles – aligning value network analysis to process management. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 18, n. 4, p. 651-686, 2014.
TACCONI, M. F. F. S. LOPES, F. D.; MOL, A. L. R.; NETO, E. A. T. A confiança interorganizacional nas compras. Gestão da Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 199-214, 2014.
TZORTZAKI, A. M.; MIHIOTIS, A. A review of knowledge management theory and future directions. Knowledge and Process Management, Malden, v. 21, n. 1, p. 29-41, 2014.
WIIG, K. M. Comprehensive knowledge management. Knowledge Research Institute, INC. Arlington, p. 9. 1999.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor deberá garantizar:
- que exista pleno consenso entre todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su envío para publicación.
que su trabajo es original, y si se utilizó trabajo y/o palabras de otras personas, estos fueron debidamente reconocidos.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. RCA se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método de detección de plagio.
Todos los envíos recibidos para evaluación en la revista RCA pasan por la identificación de plagio y autoplagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará lugar al archivo del envío. Si se identifica plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor Jefe realizará una investigación preliminar y, de ser necesario, se retractará.
Los autores otorgan a RCA los derechos exclusivos de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicación de una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta licencia permite a cualquier usuario tener derecho a:
Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adapte: remezcle, transforme y cree a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
Bajo los siguientes términos:
Atribución: debe dar el crédito apropiado (citar y hacer referencia), proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda a usted o su uso.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permite.