Ciclos da gestão do conhecimento: um estudo aplicado ao setor de compras de uma empresa de moda e vestuáro

Autores

  • Marcio José Silva Universidade Estadual de Maringá.
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro Universitário de Maringá. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).
  • Luiz Tatto Centro Universitário de Maringá. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p95

Resumo

A Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo relacionada a criação de valor e fomento da competitividade para as organizações. Nesta pesquisa foi realizado um estudo de caso em uma indústria de moda e vestuário a partir do qual  buscou-se avaliar a existência de estágios de um ciclo de GC no processo de compras. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho exploratório que utilizou-se da aplicação de um questionário para idenfiticar esses estágios. Foi possível comprovar que estágios de um ciclo de GC podem existir no processo de compras, verificando como esses estágios se sustentam e quais os meios mais utilizados para promovê-los. Foi possível estabelecer, ainda, quais os setores envolvidos no processo de compras e como se dão as alterações nos métodos ou processos de trabalho, o que pode contribuir para novas pesquisas relacionadas a esse assunto.

Biografia do Autor

Marcio José Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Docente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá. 

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Centro Universitário de Maringá. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Doutora em Administração. Docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar.

Luiz Tatto, Centro Universitário de Maringá. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Doutor em Administração. Docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Silva, M. J., Menegassi, C. H. M., & Tatto, L. (2018). Ciclos da gestão do conhecimento: um estudo aplicado ao setor de compras de uma empresa de moda e vestuáro. Revista De Ciências Da Administração, 20(52), 95–108. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p95

Edição

Seção

Artigos