Proposta de um plano de desenvolvimento de competências individuais genéricas alinhado à estratégia empresarial

Autores

  • Edson Bündchen UNIVALI - Itajaí - SC
  • Anielson Barbosa da Silva UnP - Natal - RN

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo descreve os resultados de um estudo que buscou propor um Plano de Desenvolvimento de Competências para uma agência de uma tradicional instituição financeira brasileira a partir da identificação de competências individuais genéricas. O estudo revelou que a Agência necessita desenvolver seis competências: comunicação, produtos e serviços, negociação e vendas, autodesenvolvimento, processos internos e trabalho em equipe. Os resultados da pesquisa, quanto ao nível de domínio, apontam para a priorização das competências de caráter mais técnico. O estudo sugere um plano de desenvolvimento para a busca de melhoria significativa na percepção dos funcionários quanto ao nível de domínio das competências individuais genéricas visando ajudar a organização na implantação de sua estratégia.

Biografia do Autor

Edson Bündchen, UNIVALI - Itajaí - SC

Mestrando do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração - PMA/UNIVALI.

Anielson Barbosa da Silva, UnP - Natal - RN

Doutorado em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Diretor Acadêmico da Faculdade Câmara Cascudo e Professor Colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Bündchen, E., & Silva, A. B. da. (2005). Proposta de um plano de desenvolvimento de competências individuais genéricas alinhado à estratégia empresarial. Revista De Ciências Da Administração, 7(13), 87–110. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos