Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis

Autores

  • Mácio Lopes Pimenta Universidade Federal de Uberlândia
  • Éderson Luiz Piato
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p123

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da estrutura de valores de consumidores de automóveis em São Paulo-SP, estabelecendo uma comparação entre dois modelos: um esportivo e outro compacto. Foram realizadas trinta entrevistas com compradores destes modelos. A técnica qualitativa Laddering orientou a coleta e a análise. Esses consumidores buscam alguns valores em comum: prazer, autorrealização e vida excitante. O consumidor do modelo esportivo exerce uma avaliação utilitária; já a avaliação do compacto é simbólica e utilitária. As cadeias dominantes do modelo esportivo são homogêneas em relação ao tipo de valores; já o modelo compacto, denota heterogeneidade, evidenciando processos decisórios mais complexos.

Biografia do Autor

Mácio Lopes Pimenta, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia nas áreas de Métodos de Pesquisa e Marketing Estratégico.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Pimenta, M. L., Piato, Éderson L., & Vilas Boas, L. H. de B. (2014). Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis. Revista De Ciências Da Administração, 123–138. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p123

Edição

Seção

Artigos