Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing

Fabio Mendonça Martins, Bruno Felix von Borell de Araujo

Resumo


Neste estudo, busca-se explorar o fenômeno de relações de trabalho envolvendo distintas organizações como o ocorrido em processos de Outsourcing que tem trazido maior complexidade aos vínculos afetivos entre trabalhadores e organizações para melhor compreender a influência do porte da empresa empregadora na relação entre o Suporte Organizacional Percebido (SOP) oferecido por ambas as organizações e os respectivo Comprometimento Afetivo (CA) obtido por elas. Identificou-se nesta pesquisa uma relação positiva entre os constructos Suporte Organizacional Percebido (SOP) e Comprometimento Afetivo (CA). Adicionalmente, o Faturamento da empresa contratada moderou a relação entre estes dois constructos. O estudo apresenta algumas limitações. O modelo não considerou, por exemplo, a localidade do posto de trabalho no qual os empregados estão alocados (se nas dependências da contratante, da contratada ou em algum local diferente).


Palavras-chave


Suporte Organizacional Percebido (SOP); Comprometimento Afetivo (CA), Porte Empresarial, Troca Social, Outsourcing

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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