Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing

Autores

  • Fabio Mendonça Martins Fucape Business School
  • Bruno Felix von Borell de Araujo Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p44

Resumo

Neste estudo, busca-se explorar o fenômeno de relações de trabalho envolvendo distintas organizações como o ocorrido em processos de Outsourcing que tem trazido maior complexidade aos vínculos afetivos entre trabalhadores e organizações para melhor compreender a influência do porte da empresa empregadora na relação entre o Suporte Organizacional Percebido (SOP) oferecido por ambas as organizações e os respectivo Comprometimento Afetivo (CA) obtido por elas. Identificou-se nesta pesquisa uma relação positiva entre os constructos Suporte Organizacional Percebido (SOP) e Comprometimento Afetivo (CA). Adicionalmente, o Faturamento da empresa contratada moderou a relação entre estes dois constructos. O estudo apresenta algumas limitações. O modelo não considerou, por exemplo, a localidade do posto de trabalho no qual os empregados estão alocados (se nas dependências da contratante, da contratada ou em algum local diferente).

Biografia do Autor

Fabio Mendonça Martins, Fucape Business School

Mestre em Administração

Bruno Felix von Borell de Araujo, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Martins, F. M., & Araujo, B. F. von B. de. (2017). Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing. Revista De Ciências Da Administração, 19(49), 44–56. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p44

Edição

Seção

Artigos