Uma Análise das Relações entre Suporte Organizacional e Comprometimento Duplo de Empregados no Modelo Outsourcing
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p44Resumo
Neste estudo, busca-se explorar o fenômeno de relações de trabalho envolvendo distintas organizações como o ocorrido em processos de Outsourcing que tem trazido maior complexidade aos vínculos afetivos entre trabalhadores e organizações para melhor compreender a influência do porte da empresa empregadora na relação entre o Suporte Organizacional Percebido (SOP) oferecido por ambas as organizações e os respectivo Comprometimento Afetivo (CA) obtido por elas. Identificou-se nesta pesquisa uma relação positiva entre os constructos Suporte Organizacional Percebido (SOP) e Comprometimento Afetivo (CA). Adicionalmente, o Faturamento da empresa contratada moderou a relação entre estes dois constructos. O estudo apresenta algumas limitações. O modelo não considerou, por exemplo, a localidade do posto de trabalho no qual os empregados estão alocados (se nas dependências da contratante, da contratada ou em algum local diferente).
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