A LDB/96 e a qualidade de vida no trabalho:com a palavra os docentes da redepública de belo horizonte

Autores

  • Antônio Luiz Marques UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Renata Simões Guimarães e Borges UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Ronara Dias Adorno UFMG - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p70

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da percepção de professores de escolas públicas, quanto à Qualidade de Vida no Trabalho, após a Reforma do Ensino de 1996. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que adotou a estratégia de estudo comparativo de casos, em um enfoque qualitativo-quantitativo. O instrumento de coleta de dados explora três categorias de variáveis: dimensões da tarefa, integração indivíduo-organização, e fatores organizacionais. Foram realizadas vinte entrevistas semi-estruturadas e aplicados 142 questionários. Concluiu-se que os professores estão moderadamente satisfeitos com a QVT geral. Em relação às dimensões da tarefa e a interação indivíduo-organização os professores demonstraram satisfação moderada. A categoria fatores organizacionais demonstrou insatisfação dos professores com as inadequadas condições de trabalho e sua crescente desvalorização. Diferenças significativas entre as escolas foram observadas na interação indivíduo-organização. A remuneração, a atuação do Governo e do sindicato revelaram-se as maiores fontes de insatisfação.

Biografia do Autor

Antônio Luiz Marques, UFMG - Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Fumec (1979), mestrado em Administração pela UFMG (1989) e doutorado em Administração - Aston Business School (1993). É professor Associado na UFMG, desde 1993, atuando nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em administração da UFMG. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Renata Simões Guimarães e Borges, UFMG - Belo Horizonte - MG

É engenheira de controle e automação e concluiu o mestrado em administração pela UFMG em 2005. Atualmente é pesquisadora bolsista do necom (núcleo de pesquisa em comportamento e mudança organizacional) do centro de pós-graduação e pesquisas em administração da faculdade de ciências econômicas da UFMG.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ronara Dias Adorno, UFMG - Belo Horizonte - MG

Graduada em Administração de Empresas pela UNA (1991), Mestre em Administração pela UFMG (2005). Possui especialização latu senso em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (1997) e em Gestão Estratégica da Qualidade e Competitividade (1995), ambas pela UFMG. Possui experiência de mercado em emrpesas metalúrgicas e da cosntrução civil. Atualmente é chefe de assessoria na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, atuando na área de planejamento estretégico e desenvolvimento da gestão. Possui 2 trabalhos publicados em anais de congressos e 3 em periódicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Marques, A. L., Borges, R. S. G. e, & Adorno, R. D. (2008). A LDB/96 e a qualidade de vida no trabalho:com a palavra os docentes da redepública de belo horizonte. Revista De Ciências Da Administração, 70–92. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p70

Edição

Seção

Artigos