Avaliação da composição e da funcionalidade da embalagem de cerveja, segundo o envolvimento do consumidor

Autores

  • Vivian Iara Strehlau ESPN - São Paulo - SP
  • Silvio Popadiuk UPM - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo apresenta um estudo entre o grau de envolvimento no processo de compra de cerveja e a avaliação de sua embalagem, destacando-se os elementos composição e funcionalidade do vasilhame de cerveja. Possui duas partes principais. A primeira envolve o referencial teórico que compreende uma apresentação sobre o tema escolhido – a cerveja – o seu mercado, embalagens e uma breve conceituação sobre o tema envolvimento no processo de compra de um produto, justificando a escolha do produto estudado. Na segunda parte encontram-se os procedimentos metodológicos empregados na pesquisa realizada com 484 estudantes universitários de três instituições de ensino superior na cidade de São Paulo. O principal resultado é que tanto a avaliação da composição como a avaliação da funcionalidade da embalagem são influenciadas pelo grau de envolvimento que o consumidor tem com a cerveja.

Biografia do Autor

Vivian Iara Strehlau, ESPN - São Paulo - SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1986), mestrado (1996) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2003). Participação no MBA da London Business School (1994). Atualmente é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP e do IBMEC SÃO PAULO.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvio Popadiuk, UPM - São Paulo - SP

Possui graduação em em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1979), mestrado em Administração de Empresas pela FEA/USP (1992), doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo (1996) e Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, na Faculty of Information Studies, Canadá (2004). Atualmente é professor adjunto da UPM, São Paulo, junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas. Lidera um grupo de pesquisas do CNPq que estuda temas relacionados à competitividade das empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Strehlau, V. I., & Popadiuk, S. (2003). Avaliação da composição e da funcionalidade da embalagem de cerveja, segundo o envolvimento do consumidor. Revista De Ciências Da Administração, 5(10), 09–24. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos