Percepções de mulheres profissionais em meio ao cenário da reestruturação produtiva: a persistência de uma emancipação limitada?

Autores

  • Patrícia Maria Figueredo UFSC - Florianópolis - SC
  • Liane Carly Hermes Zanella UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p139

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar como as representações sociais de gênero influenciam na vida profissional das mulheres no atual contexto marcado pela reestruturação produtiva. Com esse intuito, foi realizado um estudo descritivo aplicado em uma organização pertencente ao setor de equipamentos para telecomunicações. A aplicação de entrevistas semi-estruturadas correspondeu à técnica de coleta de dados empreendida. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que as entrevistadas são submetidas à dupla jornada de trabalho. A divisão de atividades profissionais de acordo com o sexo do trabalhador está presente na organização estudada e é conseqüência em parte de aspectos inerentes à sua cultura organizacional. Constata-se a ocorrência do fenômeno do “teto de vidro”, ou seja, um obstáculo sutil que inibe a ascensão profissional de mulheres na empresa analisada. O advento da reestruturação produtiva, em relação à autonomia e ao poder de influência, não trouxe alterações expressivas para a maioria das consultadas.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Figueredo, UFSC - Florianópolis - SC

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: representações sociais de gênero, setor de telecomunições, reestruturação produtiva e práticas administrativas de organizações de cultura popular.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Liane Carly Hermes Zanella, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1975) e mestrado em Administração pela UFSC (2002) . Atualmente é professor titular da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-07-08

Como Citar

Figueredo, P. M., & Zanella, L. C. H. (2008). Percepções de mulheres profissionais em meio ao cenário da reestruturação produtiva: a persistência de uma emancipação limitada?. Revista De Ciências Da Administração, 139–162. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p139

Edição

Seção

Artigos