Gestion de la complejidad en un entorno competitivo; la complicada relación entre la eficacia y los valores sociales
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
El artículo destaca la importancia de un enfoque de valores sociales para la gestión de organizaciones en un entorno competitivo. Señala los peligros del discurso directivo que habla de la competencia y la victoria sin considerar los medios, que solo piensa en la conquista de los mercados. Se señala la dualidad de pedir a los individuos motivación, colaboración y trabajo en equipo. Pero que también los amenaza con la racionalización y el desempleo si no se logran resultados económicos crecientes. Esta dualidad lleva a las relaciones de fuerza en un clima de temor y ansiedad. Considera que el capital social es un medio, no una capacidad. Quizás el conflicto puede ocultarse y lograr resultados en el corto plazo. Pero con el tiempo destruye a la organización porque le quita estabilidad y potencial creativo. Este trabajo propone otro camino: cambiar el modelo mental y revalorizar la empresa. Lograr acuerdos sobre principios y valores sociales, como la transparencia, solidaridad, equidad e igualdad de oportunidades. La idea es que el desarrollo del capital social permite un crecimiento sostenido de la empresa en un ambiente de confianza y credibilidad hacia sus directivos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.