Qualidade total: Um novo paradigma?

Suzana da Rosa Tolfo

Resumo


Nos últimos anos, o movimento para a implantação da Gestão da Qualidade Total vem crescendo ao redor do mundo. Em razão disso, há uma diversidade de ações realizadas com o nome de "Qualidade Total'. Uma revisão da teoria é complexa, porque existem muitos autores que tratam da questão. Eles escolhem diferentes perspectivas de análises (teóricas e empíricas) e há dificuldades em se identificar um corpo conceitual.
Há uma ampla difusão de modelos, ferramentas, técnicas, mercado e consultores. Essa popularidade, muitas vezes, faz com que determinadas organizações adotem essa forma de gestão do trabalho sem o conhecimento necessário das implicações que um modelo dessa ordem representa; especialmente no caso brasileiro, suscetível a proposições importadas.
O presente artigo propõe um exame daquilo que os fundadores têm articulado sobre TQM, as principais críticas nesta direção e a avaliação de como vem sendo aplicadono nosso país.

Palavras-chave


Gestão da qualidade total; Paradigma; Recursos humanos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.