Influência da comparabilidade dos relatórios financeiros na transferência de informação em torno das externalidades dos anúncios de resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e82445

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a influência da comparabilidade dos relatórios financeiros na transferência de informação, considerando os efeitos das externalidades em torno dos anúncios de resultados das empresas. A comparabilidade foi mensurada com o modelo de similaridades das funções contábeis; a transferência de informação foi mensurada com a técnica de estudo de evento e testada com análise de regressão com dados em painel, no período de 2012 a 2018, em 122 companhias brasileiras. Os resultados são: (i) a comparabilidade está associada à reação do mercado em torno do volume anormal de negociação, confirmando que os anúncios de resultados das companhias geram externalidades das informações; (ii) o efeito da comparabilidade na transferência de informação não depende totalmente da quantidade de analistas que acompanham as empresas; e (iii) a transferência de informação e a comparabilidade estão associados à reação do mercado quando são auditados pela mesma firma de auditoria.

Biografia do Autor

Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/USP/SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/FACIC/MG

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Diane Rossi Maximiano Reina, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/USP/SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON) e do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ES

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

Reina, D., Lemes, S. ., & Reina, D. R. M. (2022). Influência da comparabilidade dos relatórios financeiros na transferência de informação em torno das externalidades dos anúncios de resultados. Revista De Ciências Da Administração, 23(61), 91–115. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e82445