Análise da produção científica e de escalas de mensuração do desempenho de internacionalização da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e86428

Palavras-chave:

Internacionalização universitária, Desempenho de internacionalização da universidade, Produção científica, Instrumentos de mensuração

Resumo

A internacionalização universitária é um fenômeno multidimensional e, para mensurá-lo, diferentes medidas, quantitativas e qualitativas, são necessárias. Este artigo desenvolve análise das publicações sobre o construto ‘desempenho de internacionalização da universidade’. O objetivo é conhecer e analisar a produção cientítica e as escalas de mensuração do desempenho da internacionalização de universidades. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science, bem como no Google Acadêmico, sem delimitação temporal. Ao final, foram analisados sete trabalhos que indicavam aderência ao construto. Verificou-se que os intrumentos mais comuns para medir o construto desempenho de internacionalização das universidades são os indexes, seguidos dos frameworks. Foram identificadas duas tentativas de construção de escalas por meio de indexes formativos – Internationalization Index of Higher Education in Turkey e Community College Internationalization Index. Contudo, não foi identificada uma escala de mensuração do desempenho de internacionalização das universidades consolidada na literatura da área.

Biografia do Autor

Stefani de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva. Atuou como Chefe do Setor de Apoio Administrativo do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC): Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220 e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), atuando como Conselheira Fiscal Suplente na Gestão 2019-2021. 

Mário César Barreto Moraes

Mário César Barreto Moraes, mcbmstrategos@gmail.com, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, da Graduação em Administração e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico e Profissional da ESAG/UDESC, desde 1989. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rafael Tezza

Rafael Tezza, rafael.tezza@udesc.br, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor dos Programas de Pós-graduação em Administração Acadêmico e Profissional da UDESC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, everton.cancellier@gmail.com, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração Acadêmico e Profissional da UDESC/ESAG. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. K. The strategy of internationalization in universities: A quantitative evaluation of the intent and implementation in UK universities. International Journal of Educational Management, v. 21, p. 329-349, 2007.

BARBOSA, M. L. O.; NEVES, C. E. B. Internacionalização da educação superior: instituições e diplomacia do conhecimento. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n. 54, p. 22-44, 2020.

BAS, M. C.; BOQUERA, M.; CAROT, J. M. Measuring internationalization performance of higher education institutions through composite indicators. INTED2017 Conference, Valencia, Spain, p., 3149-3156, 2017.

BENNETT, R.; KANE, S. Internationalization of U.K. University Business Schools: A Survey of Current Practice. Journal of Studies in International Education, v. 15, n. 4, p. 351–373, 2011.

BEERKENS, E. et al. Indicator projects on internationalisation: approaches, methods

and findings. A report in the context of the European project “Indicators for Mapping & Profiling Internationalisation” (IMPI), 2010.

BRANDENBURG, U.; FEDERKEIL, G. How to measure internationality and internationalization of higher education institutions! Indicators and key figures. Gütersloh, Germany: Centre for Higher Education Development, 2007.

CHEN, C.-G. et al. The establishment of indicator system for the evaluation of internationalisation of research universities in China. Peking University Education Review, v. 7, p. 116-135, 2009.

CHIN, J. M.-C.; CHING, G. S. Trends and indicators of Taiwan’s higher education

internationalization. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 18, p. 185-203, 2009.

COPELAND, J. M.; MCCRINK, C. L., STARRATT, G. Development of the Community College Internationalization Index. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 4, p. 349–374, 2017.

DAAD. German Academic Exchange Service. Internationalität an deutschen Hochschulen - Konzepte und Erhebung von Profildaten. [Internationality at German universities – Design and collection of profile data] Germany: Author. 2010.

DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and application (3rd ed.).

Beverly Hills: Sage, 2012.

ELKIN, G.; FARNSWORTH, J.; TEMPLER, A. (2008). Strategy and the internationalization of universities. International Journal of Educational Management, v. 22, p. 239-250, 2008.

FORSBERG, N.; TAUR, J.; CHESBROUGH, H. Internationalization of the animal science undergraduate curriculum: A survey of its current status, barriers to its implementation and its value. Journal of Animal Science, v. 81, p. 1088-1094, 2003.

FURUSHIRO, N. Developing evaluation criteria to assess the internationalization of universities (Final Report Grant-in-Aid for Scientific Research). Osaka, Japan: Osaka University, 2006.

GAO, Y. Toward a Set of Internationally Applicable Indicators for Measuring University Internationalization Performance. Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 182–200, 2015.

GAO, Y. A set of indicators for measuring and comparing university internationalisation performance across national boundaries. Higher Education, v. 76, n. 2, p. 317-336, 2018.

GREEN, M. F. Measuring internationalization at research universities. Washington, DC: American Council on Education, 2005.

GREEN, M. F. Measuring and Assessing Internationalization. NAFSA: Association of International Educators, 2012.

HORN, A. S., HENDEL, D. D., & FRY, G. W. Ranking the international dimension of top research universities in the United States. Journal of Studies in International Education, 2007, v 11, p. 330-358.

KIREÇCI, M. A. et al. The Internationalization of Higher Education in Turkey: Creating an Index. Education and Science, 2016, Early Release, p. 1-28.

KNIGHT, J.; DE WIT, H. Quality and internationalisation of higher education. Paris,

France: Organisation for Economic Co-Operation and Development, 1999.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 5, p. 5–31, 2004.

KNIGHT, J; DE WIT, H. Internationalization of higher education: Where have we come from and where are we going? In: PROCTOR, D; RUMBLEY, L. (eds.). The future agenda for internationalization in higher education: next generation perspectives into research, policy, and practice. London: Routledge, 2018.

KRAUSE, K.-L.; COATES, H.; JAMES, R. Monitoring the internationalisation of higher education: Are there useful quantitative performance indicators? International Perspectives on Higher Education Research, 2005, v. 3, p. 233-253.

LEAL, F. G.; STALLIVIERI, L.; MORAES, M. C. B. Indicadores de Internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Rev. Inter. Educ. Sup., v. 4, n. 1, p. 52-73, 2018.

PAIGE, R. M. Internationalization of higher education: Performance assessment and indicators. 名古屋高等教育研究, v. 5, p. 99-122, 2005.

STUKALOVA, I., SHISHKIN, A., STUKALOVA, A. Internationalization of higher education: a case of Russian universities. Economics and Sociology, 2015, v. 8, n. 1, p. 275-286.

VAN GAALEN, A. Developing a tool for mapping internationalisation: a case study. In: DE WIT, H. (ed.). Measuring Success in the Internationalisation of Higher Education (EAIE Occasional Paper No. 22). European Association for International Education, Amsterdam, 2009, p. 77-91.

WATABE, Y. Japanese approaches to organizational internationalization of universities: a case study of three national university corporations. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia). University of Minnesota, 2010.

WATABE, Y.; OTA, H. toward the development of a set of indicators to measure

internationalization of universities in Japan. Journal of International Education, 2016, v. 22, n. 5, p. 55-82.

WATABE, Y.; OTA, H. Developing a manageable system of internationalization indicators for universities in Asia. International Journal of Comparative Education and Development, 2021, v. 23, n. 2, p. 81-103.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

de Souza, S., Barreto Moraes, M. C. ., Tezza, R., & Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Éverton L. . (2022). Análise da produção científica e de escalas de mensuração do desempenho de internacionalização da universidade. Revista De Ciências Da Administração, 24(63). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e86428