Avaliação da ludicidade na intenção de uso de M-Commerce de moda
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e79359Palavras-chave:
m-commerce, intenção de uso, moda, ludicidade, UTAUTResumo
Este trabalho tem como escopo o estudo de fatores que impactam a intenção de uso de m-commerce de moda. Para isso desenvolvemos um modelo estrutural baseado na Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT), com o acréscimo da variável exógena Ludicidade. Um Survey com 21 itens de escala likert foi aplicado a uma amostra de 300 pessoas, com o objetivo de medir a influência da Ludicidade sobre a intenção de uso de m-commerce de moda; além de confirmar a relevância das dimensões de Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Influência Social nesse setor. Os resultados evidenciaram que o impacto da Ludicidade sobre a intenção de uso de m-commerce de moda é 10% maior que a Influência Social, e 14% maior que a Expectativa de Esforço. Acrescenta-se pesquisa em um tema pouco explorado, mas com grande potencial comercial, visto que o varejo on-line de moda é um dos setores que mais lucra no Brasil.
Referências
ASASTANI, H. L.; HARISINO; KUSIMAWARDHANA, V. H.; WARNARS, H. L. S. Factors Affecting the Usage of Mobile Commerce using Technology Acceptance Model (TAM) and Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). Proceedings of INAPR International Conference, Jakarta, Indonesia, 2018. https://doi.org/10.1109/INAPR.2018.8627003
AL-SAEDI, K.; AL-EMRAN, M.; RAMAYAH, T.; ABUSHAM, E. Developing a general extended UTAUT model for M-payment adoption. Tecnology in Society, 62, 2020. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101293
ATLAS. E-commerce Radar: 1º semestre 2017. 2017. São Paulo. Disponível em: http://www.mauromarcondes.com.br/wp-content/uploads/2017/07/E-book-Atlas-E-commerce-Radar-2017.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
BALDIN, N.; MUNHOZ, E. Educação ambiental comunitária: Uma experiência com a técnica Snowball (Bola de Neve). Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v. 27, p. 46–60, 2011.
BARNETT, L. A. Playfulness: definition, design, and measurement. Play and Culture, v. 3, n. 4, p. 319-336, 1990.
BARNETT, L. A. The playful child: measurement of a disposition to play. Play and Culture, v. 4, n. 1, p. 51-74, 1991.
BASTOS, J. P.; VILANOVA, M. E. M. Comércio Eletrônico: Um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro através dos sites de sistemas de reputação e confiança. Revista Interdisciplinar Animus, v. 1, n. 8, p. 39-58, 2019.
BERTOLINI, M.; BOTTANI, E.; ESPOSITO, G.; RIZZI, A.; ROMAGNOLI, G. Company staff intention to use RFID technology in fashion and apparel retail sector: a UTAUT based-model. Proceedings of Summer School Francesco Turco: Industrial Systems Engineering, Brescia, Italy, 23, 2018.
BLAISE, R.; HALLORAN Halloran, M., & Muchkick, M. Mobile Commerce Competitive Advantage: A Quantitative Study of Variables that Predict MCommerce Purchase Intentions. Journal of Internet Commerce, v. 17, n. 2, p. 96–114, 2018. https://doi.org/10.1080/15332861.2018.1433911
CHIASSON, M. W.; LOVATO, C. Y. Factors influencing the formation of a user's perceptions and use of a DSS software innovation. ACM SIGMIS Database: the DATABASE for Advances in Information Systems, v. 32, n. 3, p. 16–35, 2001. https://doi.org/10.1145/506724.506727
CHOU, Y. D.; LI, T. D.; HO, C. B. Factors influencing the adoption of mobile commerce in Taiwan. Int. J. Mobile Communications, v. 16, n. 2, 2018. https://doi.org/10.1504/IJMC.2018.089754
DAVS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, p. 319–341, 1989. https://doi.org/10.2307/249008
E-BIT. (2020). Relatório Webshoppers. 41 ed. Disponível em: https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree. Acesso em: 10 ago. 2020.
E-BIT. (2023). Relatório Webshoppers. 47 ed. Disponível em: https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree. Acesso em: 5 maio 2023.
FAN, Y.; SALIBA, A.; KENDALL, E. A.; NEWMARCH, J. Speech interface: an enhancer to the acceptance of m-commerce applications. Proceedings of International Conference on Mobile Business (ICMB), Sydney, NSW, 5, 2005.
GROß, M. Mobile shopping: A classification framework and literature review. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, p. 221–241, 2015. https://doi.org/10.1108/IJRDM-06-2013-0119
GU, S.; KIM, H. What drives customers to use retailers' Facebook pages? Predicting consumers' motivations and continuance usage intention. Journal of Global Fashion Marketing, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2016. https://doi.org/10.1080/20932685.2015.1105111
GOODMAN, L. A. Snowball sampling. The annals of mathematical statistics, p. 148-170, 1961. https://doi.org/10.1214/aoms/1177705148
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HESS, T.J.; FULLER, M. A.; MATHEW, J. Involvement and decision-making performance with a decision aid: The influence of social multimedia, gender, and playfulness. Journal of Management Information Systems, v. 22, n. 3, p. 15–54, 2006. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222220302
HUR, H. J.; LEE, H. K.; CHOO, H. J. Understanding usage intention in innovative mobile app service: Comparison between millennial and mature consumers. Computers in Human Behavior, v. 73, p. 353-361, 2017. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.03.051
KALINIC, Z.; MARINKOVIC, V. Determinants of users’ intention to adopt m-commerce: an empirical analysis. Inf Syst E-Bus Manage., v. 14, p. 367–387, 2016. https://doi.org/10.1007/s10257-015-0287-2
KAZANCOGLU, I.; AYDIN, H. An investigation of consumers’ purchase intentions towards omnichannel shopping: A qualitative exploratory study. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 46, n. 10, p. 959-976, 2018. https://doi.org/10.1108/IJRDM-04-2018-0074
KIM, J.; FORSYTHE, S. Sensory-enabling technology acceptance model (SE-TAM): a multiple-group structural model comparison. Psychology & Marketing, v. 25, n. 9, p. 901-922, 2008. https://doi.org/10.1002/mar.20245
KO, E.; KIM, E. Y.; LEE, E. K. Modeling Consumer Adoption of Mobile Shopping for Fashion Products in Korea. Psychology & Marketing, v. 26, n. 7, p. 669–687, 2009. https://doi.org/10.1002/mar.20294
KULVIWAT, S.; BRUNER, G. C.; KUMAR, A.; NACO, S. A.; CLARK, T. Toward a unified theory of consumer acceptance technology. Psychology & Marketing, v. 24, p. 1059-1084, 2007. https://doi.org/10.1002/mar.20196
LIU, C.; ARNETT, K.P. Exploring the factors associated with Web site success in the context of electronic commerce. Information & Management, v. 38, n. 1, p. 23–34, 2000. https://doi.org/10.1016/S0378-7206(00)00049-5
LU, J. Are personal innovativeness and social influence critical to continue with mobile commerce? Internet Research, v. 24, n. 2, p. 134-159, 2014. https://doi.org/10.1108/IntR-05-2012-0100
MAINARDES, E. W.; ALMEIDA, C. M.; OLIVEIRA, M. O. E-Commerce: an analysis of the factors that antecede purchase intentions in an emerging Market. Journal of International Consumer Marketing, v. 31, n. 5, p. 447-468, 2019. https://doi.org/10.1080/08961530.2019.1605643
MAITY, M. Critical factors of consumer decisin-making on m-commerce: a quantitative study in the United States. International Journal of Mobile Marketing, v. 5, n. 2, p. 87-101, 2010.
MOON, J. W.; KIM, Y. G. Extending the TAM for a World-Wide-Web context. Information & Management, v. 38, n. 4, p. 217–230, 2001. https://doi.org/10.1016/S0378-7206(00)00061-6
NOORDIN, S.; ASHAARI, N. S.; WOOK, T. S. M. T. A Proposed Model for Virtual Fitting Room Based on Usability and Profound Emotional Elements. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, v. 8, n. 6, p. 2332-2340, 2018. https://doi.org/10.18517/ijaseit.8.6.6440
NYSYEEN, H.; PEDERSEN, P. E.; THORBJORNSEN, H. Intentions to use mobile services: Antecedents and cross-service comparisons. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 33, n. 3, p. 330–346, 2005. https://doi.org/10.1177/0092070305276149
PAIVA, A. P.; COSTA, S. C.; PAIVA, E. J.; BALESTRASSI, P. P.; FERREIRA, J. R. Multi-objective Optimization of Pulsed Gas Metal Arc Welding Process Based on Weighted Principal Component Scores. International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 50, p. 113–125, 2010. https://doi.org/10.1007/s00170-009-2504-y
PARKER, C. J.; WANG, H. Examining hedonic and utilitarian motivations for m-commerce fashion retail app engagement. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 20, n. 4, p. 487-506, 2016. https://doi.org/10.1108/JFMM-02-2016-0015
PIEVE, S. M. N.; MIURA, A. K.; RAMBO, A. G. A pesca artesanal na Colônia de São Pedro (Z3), Pelotas, RS. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociedade Rural. Londrina, Paraná, Universidade Estadual de Londrina, 2007.
SIM, J. J.; CHIA, Z. Y.; CHIN, Y. L.; LEE, M. Q.; CHIAM, V. T. S.; WONG, K. L.; CHOONG, C. K.; LOH, S. H.; YEAP, K. H. Trust in vendor and perceived effectiveness of e-commerce institutional mechanisms in m-commerce adoption: A revised UTAUT model. Proceedings of IEEE Conference on Control System, Computing and Engineering, Penang, Malaysia, 8, 2018. https://doi.org/10.1109/ICCSCE.2018.8684964
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO (SBVC) e INSTITUTO QUALIBEST. Relatório Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel: Varejo de moda. 2022. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/download/consumidor-omnichannel-em-moda/. Acesso em: 5 maio 2023.
SONI, M.; JAIN, K.; KUMAR, B. Factors affecting the adoption of fashion mobile shopping applications. Journal of Global Fashion Marketing, v. 10, n. 4, p. 358-376, 2019. https://doi.org/10.1080/20932685.2019.1649165
SOUZA, M. W. D. Mensuração do risco percebido no uso do m-banking, no mercado de jovens, utilizando a Teoria da Resposta ao Item. Master dissertation. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2016.
TARHIN, A.; ALALWAN, A. A.; SHAMMOUNT, A. B.; AL-BADI, A. An analysis of the factors affecting mobile commerce adoption in developing countries: Towards an integrated model. Review of International Business and Strategy, v. 29, n. 2, 2019. https://doi.org/10.1108/RIBS-10-2018-0092
TRIVEDI, J. P.; TRIVEDI, H. Investigating the Factors That Make a Fashion App Successful: The Moderating Role of Personalization, Journal of Internet Commerce. Journal of Internet Commerce, v. 17, n. 6, p. 1-18, 2018. https://doi.org/10.1080/15332861.2018.1433908
VENKATESH, V. Determinants of perceived ease of use: Integrating control, intrinsic motivation, and emotion into the technology acceptance model. Information Systems Research, v. 11, n. 4, p. 342-365, 2000. https://doi.org/10.1287/isre.11.4.342.11872
VENKATESH, V.; MORRIS, M. Why Don't Men Ever Stop to Ask For Directions? Gender, Social Influence, and Their Role in Technology Acceptance and Usage Behavior. MIS Quarterly, v. 24, n. 1, p. 115-139, 2000. https://doi.org/10.2307/3250981
VENKATESH, V.; MORRIS, M.; DAVIS, G.; DAVIS, F. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quartely, v. 27, n. 3, p. 425–478, 2003. https://doi.org/10.2307/30036540
WEI, T. T.; MARTHANDAN, G.; CHONG, A. Y. L.; OOI, K. B.; ARUMUGAM, S. What drives malaysian m-commerce adoption? an empirical analysis. Industrial Management & Data Systems, v. 109, n. 3, p. 370-388, 2009. https://doi.org/10.1108/02635570910939399
WILLIANS, M. D.; RANA, N. P.; DWIVEDI, Y. K. The unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): a literature review. Journal of Enterprise Information Management, v. 28, n. 3, p. 443-488, 2015. https://doi.org/10.1108/JEIM-09-2014-0088
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Administração

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.