Análise da produção científica e de escalas de mensuração do desempenho de internacionalização da universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e86428Palavras-chave:
Internacionalização universitária, Desempenho de internacionalização da universidade, Produção científica, Instrumentos de mensuraçãoResumo
A internacionalização universitária é um fenômeno multidimensional e, para mensurá-lo, diferentes medidas, quantitativas e qualitativas, são necessárias. Este artigo desenvolve análise das publicações sobre o construto ‘desempenho de internacionalização da universidade’. O objetivo é conhecer e analisar a produção cientítica e as escalas de mensuração do desempenho da internacionalização de universidades. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science, bem como no Google Acadêmico, sem delimitação temporal. Ao final, foram analisados sete trabalhos que indicavam aderência ao construto. Verificou-se que os intrumentos mais comuns para medir o construto desempenho de internacionalização das universidades são os indexes, seguidos dos frameworks. Foram identificadas duas tentativas de construção de escalas por meio de indexes formativos – Internationalization Index of Higher Education in Turkey e Community College Internationalization Index. Contudo, não foi identificada uma escala de mensuração do desempenho de internacionalização das universidades consolidada na literatura da área.
Referências
AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. K. The strategy of internationalization in universities: A quantitative evaluation of the intent and implementation in UK universities. International Journal of Educational Management, v. 21, p. 329-349, 2007.
BARBOSA, M. L. O.; NEVES, C. E. B. Internacionalização da educação superior: instituições e diplomacia do conhecimento. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n. 54, p. 22-44, 2020.
BAS, M. C.; BOQUERA, M.; CAROT, J. M. Measuring internationalization performance of higher education institutions through composite indicators. INTED2017 Conference, Valencia, Spain, p., 3149-3156, 2017.
BENNETT, R.; KANE, S. Internationalization of U.K. University Business Schools: A Survey of Current Practice. Journal of Studies in International Education, v. 15, n. 4, p. 351–373, 2011.
BEERKENS, E. et al. Indicator projects on internationalisation: approaches, methods
and findings. A report in the context of the European project “Indicators for Mapping & Profiling Internationalisation” (IMPI), 2010.
BRANDENBURG, U.; FEDERKEIL, G. How to measure internationality and internationalization of higher education institutions! Indicators and key figures. Gütersloh, Germany: Centre for Higher Education Development, 2007.
CHEN, C.-G. et al. The establishment of indicator system for the evaluation of internationalisation of research universities in China. Peking University Education Review, v. 7, p. 116-135, 2009.
CHIN, J. M.-C.; CHING, G. S. Trends and indicators of Taiwan’s higher education
internationalization. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 18, p. 185-203, 2009.
COPELAND, J. M.; MCCRINK, C. L., STARRATT, G. Development of the Community College Internationalization Index. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 4, p. 349–374, 2017.
DAAD. German Academic Exchange Service. Internationalität an deutschen Hochschulen - Konzepte und Erhebung von Profildaten. [Internationality at German universities – Design and collection of profile data] Germany: Author. 2010.
DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and application (3rd ed.).
Beverly Hills: Sage, 2012.
ELKIN, G.; FARNSWORTH, J.; TEMPLER, A. (2008). Strategy and the internationalization of universities. International Journal of Educational Management, v. 22, p. 239-250, 2008.
FORSBERG, N.; TAUR, J.; CHESBROUGH, H. Internationalization of the animal science undergraduate curriculum: A survey of its current status, barriers to its implementation and its value. Journal of Animal Science, v. 81, p. 1088-1094, 2003.
FURUSHIRO, N. Developing evaluation criteria to assess the internationalization of universities (Final Report Grant-in-Aid for Scientific Research). Osaka, Japan: Osaka University, 2006.
GAO, Y. Toward a Set of Internationally Applicable Indicators for Measuring University Internationalization Performance. Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 182–200, 2015.
GAO, Y. A set of indicators for measuring and comparing university internationalisation performance across national boundaries. Higher Education, v. 76, n. 2, p. 317-336, 2018.
GREEN, M. F. Measuring internationalization at research universities. Washington, DC: American Council on Education, 2005.
GREEN, M. F. Measuring and Assessing Internationalization. NAFSA: Association of International Educators, 2012.
HORN, A. S., HENDEL, D. D., & FRY, G. W. Ranking the international dimension of top research universities in the United States. Journal of Studies in International Education, 2007, v 11, p. 330-358.
KIREÇCI, M. A. et al. The Internationalization of Higher Education in Turkey: Creating an Index. Education and Science, 2016, Early Release, p. 1-28.
KNIGHT, J.; DE WIT, H. Quality and internationalisation of higher education. Paris,
France: Organisation for Economic Co-Operation and Development, 1999.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 5, p. 5–31, 2004.
KNIGHT, J; DE WIT, H. Internationalization of higher education: Where have we come from and where are we going? In: PROCTOR, D; RUMBLEY, L. (eds.). The future agenda for internationalization in higher education: next generation perspectives into research, policy, and practice. London: Routledge, 2018.
KRAUSE, K.-L.; COATES, H.; JAMES, R. Monitoring the internationalisation of higher education: Are there useful quantitative performance indicators? International Perspectives on Higher Education Research, 2005, v. 3, p. 233-253.
LEAL, F. G.; STALLIVIERI, L.; MORAES, M. C. B. Indicadores de Internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Rev. Inter. Educ. Sup., v. 4, n. 1, p. 52-73, 2018.
PAIGE, R. M. Internationalization of higher education: Performance assessment and indicators. 名古屋高等教育研究, v. 5, p. 99-122, 2005.
STUKALOVA, I., SHISHKIN, A., STUKALOVA, A. Internationalization of higher education: a case of Russian universities. Economics and Sociology, 2015, v. 8, n. 1, p. 275-286.
VAN GAALEN, A. Developing a tool for mapping internationalisation: a case study. In: DE WIT, H. (ed.). Measuring Success in the Internationalisation of Higher Education (EAIE Occasional Paper No. 22). European Association for International Education, Amsterdam, 2009, p. 77-91.
WATABE, Y. Japanese approaches to organizational internationalization of universities: a case study of three national university corporations. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia). University of Minnesota, 2010.
WATABE, Y.; OTA, H. toward the development of a set of indicators to measure
internationalization of universities in Japan. Journal of International Education, 2016, v. 22, n. 5, p. 55-82.
WATABE, Y.; OTA, H. Developing a manageable system of internationalization indicators for universities in Asia. International Journal of Comparative Education and Development, 2021, v. 23, n. 2, p. 81-103.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.