Avaliação de micro e pequenas empresas utilizando a metodologia multicritério e o método do fluxo de caixa descontado

Autores

  • Marcus Vinicius Andrade de Lima UNISUL
  • Carlos Rogério Montenegro de Lima UNISUL
  • Ademar Dutra UNISUL
  • Ana Lúcia Miranda Lopes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p48

Palavras-chave:

Metodologia Multicritério, Fluxo de caixa descontado, Balanço inventariado, MPE

Resumo

Neste artigo é apresentada uma contribuição ao método do fluxo de caixa descontado utilizando a metodologia multicritério de apoio à decisão. Esta metodologia incorpora variáveis de natureza qualitativa e subjetiva ao método tradicional do fluxo de caixa descontado utilizado na avaliação de empresas. Para ilustrar o método proposto foi realizado um estudo descritivo de natureza exploratória aplicado a um multicaso. A intervenção foi em Micro e Pequenas Empresas (MPE) do ramo químico, farmacêutico e de turismo. Como resultado, o avaliador ajustou o preço do negócio levando em conta a resultante da mixagem entre as duas metodologias.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Andrade de Lima, UNISUL

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG; Especialização em Finanças empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de capitais - IBMEC/SP; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu, durante 10 anos, a gerência geral em Finanças na Portobello S.A. Foi empresário, durante 10 anos, de empresas de pequeno porte. Atualmente desenvolve suas atividades na graduação da Unisul Business School e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, com foco em finanças corporativas e avaliação multicritério de apoio à decisão.

Carlos Rogério Montenegro de Lima, UNISUL

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) , graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) , mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, balanced scorecard, planejamento estratégico, indicadores de performance.

Ademar Dutra, UNISUL

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) , especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) , especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio São Ludgero (1983) . Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis), Revisor de periódico da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821), Revisor de periódico da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) e Professor Visitante da Sociedade de Educação Superior Atual. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Avaliação de Desempenho Organizacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-MCDA, avaliação de desempenho, apoio à decisão, construtivista-sistêmico-sinergético-integrativa, dimensão integrativa.

Ana Lúcia Miranda Lopes, UFMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC/SC (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC/SC (1998). Foi professora dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL(1998-2008). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Departamento de Administração, área de logística. É membro do comitê editorial da revista Organizações & Sociedade - O&S. Tem experiência na área de Administraçao com foco na avaliaçao de desempenho por meio de Análise Envoltória de Dados - DEA. Atua tambem nos seguintes temas: avaliação de projetos, finanças corporativas e mercado de capitais. Ganhou os seguintes prêmios: melhor artigo de área do Enanpad 2006 e 3o. melhor trabalho do Encontro da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - APIMEC/2006.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos