Modernização da gestão pública: da burocratização à inovação nos processos

Carlos Cezar de Mascarenhas, Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Francisco Cristovão Lourenço de Melo, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira

Resumo


O artigo apresenta, no quesito tecnologia da informação e comunicação, as etapas e os resul-tados do Projeto Arrumando a Casa, que buscou modernizar a gestão pública, migrando do modelo de gestão burocrática para o gerencial, com foco nos munícipes. O Projeto, estruturado por meio da formação de Grupos de Trabalhos e de Fóruns, buscou levantar os atuais pro-cessos, propor inovações e implementar práticas capazes de minimizar as resistências naturais que ocorrem durante um processo de mudança. Dentro do referencial teórico citam-se tópicos sobre modelo de gestão organizacional, gestão pública e modelagens de processos organiza-cionais, tendo, também, como fonte teórica a assimetria entre as organizações mecanicistas e as orgânicas. Os resultados apresentados na modernização da gestão permitem visualizar que as ações implementadas possibilitam as inovações, porém, os pilares utilizados podem ser degenerados se as práticas introduzidas não forem amplamente comunicadas e se não conver-girem para as reais necessidades diagnosticadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.