Corporate Social Marketing: state of the art and proposition of a conceptual model

Authors

  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Rosemeri Schneider Caixa Econômica Federal
  • Patricia Soares Azoline Corrêa Petrobras S.A.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p37

Abstract

The debate about the development of social initiatives by business has usually been linked to the concept of social marketing. Founded on a platform originally linked to State action to solve social problems and attempt to promote change in the population behavior, this conception is reductionist and see the marketing initiative in social matters as synonymous of philanthropy, social responsibility or marketing of social cause. This article focuses on this issue, which is still unresolved theoretically within the discipline, and proposes a new concept for the development of social initiatives by business, which is synthesized in the proposition of a conceptual scheme of social marketing with a corporate character. In this way, it is approached the state of the art and are mentioned backgrounds, managerial issues, landmarks, nomenclature, and categories of corporate social marketing. At the end, the article presents assumptions, taxonomy, basic propositions and a conceptual scheme.

Author Biographies

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Agnaldo Keiti Higuchi possui graduação em Bacharelado Em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2007) . Atualmente é professor assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social corporativo, consumidor alimentos Paraná, responsabilidade social corporativa

Rosemeri Schneider, Caixa Econômica Federal

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1989), especialista em Estatística (UEM-1992), com extensão universitária em Consultoria Empresarial (UNB-2001), Mestre em Administração com área de concentração em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: Marketing Social Corporativo, Marketing relacionado a causas, ações sociais corporativas, gestão de marketing social em cooperativa e agronegócio. Atualmente trabalha na Caixa Econômica Federal como Técnica Bancária Nova, Mentora, Tutora e Instrutora Estratégica na área de Gestão do Crédito, Certificação do Crédito, Programa de Integração, Preparação para o Jovem Aprendiz, Microcrédito Produtivo Orientado.

Patricia Soares Azoline Corrêa, Petrobras S.A.

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Relações Pública pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Marketing pela PUC - PR . É mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina/ Universidade Estadual de Maringá. Seu foco de atuação são nas áreas de Comunicação Organizacional, com ênfase Identidade e imagem Corporativa, Responsabilidade Social e suas vertentes. Além destas possui como área de interesse Empreendedorismo. Atualmente é Profissional de Comunicação Social da Petrobras.

Published

2013-12-10

How to Cite

Vieira, F. G. D., Higuchi, A. K., Schneider, R., & Corrêa, P. S. A. (2013). Corporate Social Marketing: state of the art and proposition of a conceptual model. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 37–51. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p37

Issue

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