As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p38Abstract
O presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author transfers all copyright of the article to Revista Ciências da Administração, with any reproduction, total or partial, in any means of publication, printed or electronic, being prohibited, without the prior and necessary authorization being requested and, if obtained, will include the competent registration and thanks to the Magazine.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.