Marketing para organizações sem fins lucrativos da causa animal: análise da predispo-sição à doação de dinheiro e tempo

Autores

  • Anna Carolina Rodrigues Orsini Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José da Costa Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p110

Resumo

Este estudo objetivou analisar fatores individuais que levam à adoção de comportamentos de doação de dinheiro e tempo para a causa animal, considerando o papel de marketing no contexto de ONGs. Foram lançadas nove hipóteses de pesquisa, testadas globalmente e por contexto de coleta com residentes da cidade de João Pessoa (PB) por meio da modelagem linear de Theil-Sen. Entre os principais resultados, destaca-se que a percepção de colaboração com a causa como dever moral predispõe as pessoas a doar dinheiro e tempo. Além disso, as pessoas que percebem sua colaboração e a ação das ONGs como eficazes em promover o bem-estar de animais domésticos são mais propensas a adotar esses comportamentos. A pesquisa contribui para a prática de gestão de marketing em organizações sociais voltadas à causa animal, ao passo que incentiva a discussão de marketing no interesse social e de causas sociais mais específicas em âmbito acadêmico.

Biografia do Autor

Anna Carolina Rodrigues Orsini, Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Anna Carolina Rodrigues Orsini  é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Possui mestrado em Adminsitração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da  Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). E-mail para contato: carolorsini@hotmail.com

 

Francisco José da Costa, Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba

Dr. Francisco José da Costa  é Professor Associado de Marketing e Métodos Quantitativos do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP FGV/SP). E-mail para contato:franzecosta@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Rodrigues Orsini, A. C., & da Costa, F. J. (2018). Marketing para organizações sem fins lucrativos da causa animal: análise da predispo-sição à doação de dinheiro e tempo. Revista De Ciências Da Administração, 20(50), 110–128. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p110

Edição

Seção

Artigos