Fatores socioeconômicos como motivadores para o empreendedorismo social

Autores

  • Derson da Silva Lopes-Jr. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP https://orcid.org/0000-0002-2391-8733
  • Mirian Vicente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
  • Edmundo Inacio Junior UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
  • Bruno Brandão Fischer UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e61471

Resumo

Este estudo buscou analisar a influência dos fatores socioeconômicos na motivação para o empreendedorismo social. Foram estudados 192 estudantes de administração de três Instituições de Ensino Superior (IES), sendo duas delas públicas e outra privada. A coleta de dados envolveu um questionário com perguntas fechadas para determinação do perfil socioeconômico e perguntas de escala Likert para análise do interesse em empreendedorismo social. Após a análise numérica das respostas e aplicação do método de regressão linear, pode-se comprovar que os fatores pertencimento à IES da periferia da capital, renda dos pais mais baixa, menor idade e maior escolaridade do pai influenciam no interesse em envolver-se em empreendedorismo social. Notou-se ainda que 89,26% dos respondentes consideram a carreira de empreendedor social significativa e interessante. Esse trabalho demonstra que existem uma forte tendência entre os jovens em buscar esse tipo de carreira para obtenção de um desenvolvimento profissional mais significativo e relevante.

Biografia do Autor

Derson da Silva Lopes-Jr., UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Doutorando em Administração -  UNICAMP

Coordenador de Graduação e Pós Graduação em Administração - Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Mirian Vicente, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Mestranda em Administração na 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Edmundo Inacio Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Docente e Pesquisador na 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Bruno Brandão Fischer, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Docente e Pesquisador na 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

Lopes-Jr., D. da S., Vicente, M., Inacio Junior, E., & Fischer, B. B. (2021). Fatores socioeconômicos como motivadores para o empreendedorismo social. Revista De Ciências Da Administração, 22(56), 75–90. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e61471