Survey de Experiência como Pesquisa Qualitativa Básica em Administração.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e74026

Resumo

survey de experiência tem sido utilizado no campo da Administração – provavelmente mais do que nas demais áreas do conhecimento - com propósitos profissionais e acadêmicos.  Constitui um dos procedimentos mais recomendados na realização de estudos exploratórios, já que sua utilidade é amplamente reconhecida para proporcionar uma nova visão do problema proposto, para sugerir hipóteses de pesquisa e para aprimorar os procedimentos a serem adotados em pesquisas futuras. Constata-se, no entanto, que os manuais de pesquisa em Administração, embora recomendando sua utilização em estudos exploratórios, não enfatizam suas bases epistemológica, teóricas e metodológicas. Assim, elaborou-se o presente ensaio que tem como objetivo apresentar o survey de experiência como modalidade de pesquisa qualitativa básica e esclarecer acerca dos procedimentos adotados em seu planejamento e execução.

 

Biografia do Autor

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Aline Crespo dos Reis Neto, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Referências

ACKOFF, Russell L. The design of social research. Chicago: University of Chicago Press, 1953.

BABBIE, Earl R. The basics of social research. Cengage learning, 2017

BRYMAN, Alan. Social research strategies. Social research methods, p. 3-24, 2008.

BULMER, Martin et al. (Ed.). The social survey in historical perspective, 1880-1940. Cambridge University Press, 1991.

CAELLI, Kate; RAY, Lynne; MILL, Judy. ‘Clear as mud’: toward greater clarity in generic qualitative research. International journal of qualitative methods, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2003.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Business research methods. 12 ed. New York: McGraw-Hill/Irvin, 2014.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.

CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications, 2016.

CROTTY, Michael. The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. Sage, 1998.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: The discipline and practice of qualitative research. 2008.

DENZIN, Norman K. The SAGE Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2020.

GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. Discovery of grounded theory. Mill Valley. CA: Sociology, 1967.

GOODE, William J.; HATT, Paul K. Methods in social research. 1932.

GUEST, Greg; MACQUEEN, Kathleen M.; NAMEY, Emily E. Applied thematic analysis. Sage Publications, 2011.

JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart W. Research methods in social relations with special reference to prejudice. Vol. 1, Basic processes. Vol. 2, Selected techniques. 1951.

JUDD, Charles M., KIDDER, Louise H., SMITH, Eliot R. Research methods in social relations. New York: Holt, Rinehart, Winston, 1991.

KIDDER, Louise H.; JUDD, Charles M. Research methods in social relations. New York: Holt, Rinehart, Winston, 1986.

KUHN, Thomas S. The Structure of Scientific Revolutions. 3rd edn (1962, 1970, 1996). University of Chicago Press, 1996.

LANCY, David F. Qualitative research in education: An introduction to the major traditions. 1993.

LAVELA, Sherri L.; GALLAN, Andrew. Evaluation and measurement of patient experience. Patient Experience Journal, v. 1, n. 1, p. 28-36, 2014.

LAVRAKAS, Paul J. et al. (Ed.). Experimental Methods in Survey Research: Techniques that Combine Random Sampling with Random Assignment. John Wiley & Sons, 2019.

LE PLAY, Frédéric. Les ouvriers européens [European workers]. Tours, France: Alfred Mame, 1855.

LINCOLN, Yvonna S.; LYNHAM, Susan A.; GUBA, Egon G. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences, revisited. The Sage handbook of qualitative research, v. 5, p. 108-150, 2018.

MARUYAMA, Geoffrey; RYAN, Carey S. Research Methods in Social Relations. Hoboken: John Wiley & Sons, 2014.

MERRIAM, Sharan B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: A guide to design and implementation. John Wiley & Sons, 2015.

MORSE, Janice M. Designing funded qualitative research. 1994.

MOUSTAKAS, Clark. Phenomenological research methods. Sage publications, 1994.

PATTON, Michael Q. Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.

PUNCH, Keith F.; OANCEA, Alis. Introduction to research methods in education. Sage, 2014.

ROSSITER, John R. Measurement for the social sciences: The C-OAR-SE method and why it must replace psychometrics. Springer Science & Business Media, 2010.

RUSSEL, Sarah. (2013). Patients’ Experiences: Top heavy with research, Research matters. Disponível em: http://www.research-matters.com.au/publications/PatientsExperiencesReview.pdf. Acesso em: 5 jan. 2020.

SALDAÑA, Johnny. Fundamentals of qualitative research. OUP USA, 2011.

SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart W. Research methods in social relations. New York: Henry Holt, 1959.

STEBBINS, Robert A. Exploratory research in the social sciences. Sage, 2001.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Basics of qualitative research. Sage publications, 1990.

TESCH, R. Qualitative Research: Analysis Types and Software Tools. Bedford. 1990.

ZIKMUND, William G.; GRIFFIN, Mitch. BABIN, Barry J.; CARR, Jon C. Business research methods, 9 ed. Mason: Cengage Learning, 2013.

Downloads

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Gil, A. C., & Reis Neto, A. C. dos . (2021). Survey de Experiência como Pesquisa Qualitativa Básica em Administração. Revista De Ciências Da Administração, 22(56), 125–137. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e74026

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)