A Utilização de Indicadores na Administração Publica: a lei no. 12.120/2002 do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Esperidião Amin Helou Filho UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nilo Otani UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A utilização de indicadores sociais tem possibilitado o aumento de padrões de desempenho na Administração Pública brasileira. São identificados neste trabalho, os aspectos que caracterizam o modelo burocrático de organização e as fases da administração pública no Brasil, focalizando os resultados que o País tem logrado nas componentes de seu nível de desenvolvimento e oferecendo uma visão panorâmica das desigualdades sociais. Neste contexto, a Lei do Estado de Santa Catarina n°. 12.120, de 09/01/2002, é identificada, sob o aspecto de sua repercussão, bem como sobre o conjunto de indicadores que descrevem a condição catarinense ao exigir disciplina e continuidade na perseguição de melhorias objetivamente aferíveis. O objetivo deste artigo é demonstrar à luz da referida Lei, a utilização de indicadores sociais como elementos de referência que possam contribuir para a melhoria dos resultados da gestão pública para a sociedade brasileira. O delineamento da pesquisa configura-se como estudo exploratório, quanto aos procedimentos sistemáticos, preconiza a abordagem qualitativa. Os levantamentos, embora bibliográficos, permitem concluir que os conceitos dos indicadores convergem para consolidar sua condição de referência para os órgãos públicos no Brasil, sendo que os resultados apurados na avaliação da situação de Santa Catarina demonstram compatibilidade entre os indicadores apreciados e a situação do Estado no contexto da Federação.

Biografia do Autor

Esperidião Amin Helou Filho, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), da UDESC (1969), Direito pela Faculdade de Direito da UFSC (1970) e Mestrado em Administração pela UFSC (2005). Atualmente é professor da UFSC, lotado no Departamento de Ciências de Administração do Centro Sócio-Econômico da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Nilo Otani, UFSC - Florianópolis - SC

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, graduado em Administração (PUC/SP) e mestre em Administração(UFSC). Atualmente é coordenador do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES); professor substituto da UFSC; avaliador do Conselho Estadual de Ensino de Santa Catarina (CEE/SC) e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Administração Universitária (INPEAU). Possui experiência corporativa nacional e internacional nas áreas de administração, gerenciamento comercial e de marketing. Como docente, preconiza temas como: empreendedorismo, gestão do conhecimento, metodologia científica e teoria das organizações.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Como Citar

Filho, E. A. H., & Otani, N. (2007). A Utilização de Indicadores na Administração Publica: a lei no. 12.120/2002 do Estado de Santa Catarina. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 111–131. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos