Metodologia qualitativa e quantitativa nos estudos em administração e organizações: lições da história da ciência

Autores/as

  • Samuel Carvalho De Benedicto Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gideon Carvalho de Benedicto Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Carlos Maciel Stieg Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais - FADMINAS
  • Gustavo Henrique Nogueira de Andrade Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p39

Resumen

Este estudo de natureza teórica analisa as contribuições da história da ciência para a produção do conhecimento científico no campo da administração e estudos organizacionais. Dentre outros aspectos, verificou-se no estudo que: (i) as teorias concernentes aos estudos administrativos e organizacionais são falíveis e permanecem sujeitas a um aperfeiçoamento constante ou substituição; (ii) a realidade está sempre em mudança e não se pode congelá-la num modelo único; (iii) não existem teorias capazes de explicar todos os fenômenos administrativos e organizacionais. Assim, deve-se aceitar a ideia da necessidade de constante transformação, aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento. Conformeevidenciado no trabalho, os estudos em administração e organizações testemunharam uma mudança de paradigma quando a escola clássica de administração foi questionada e acrescida de novos paradigmas. Dessa forma, esse campo de estudos tornou-se pluralístico, com conflito entre paradigmas e ciência normal, não sendo diferente as questões concernentes às suas metodologias de pesquisa. Neste contexto, a história da ciência pode prover importantes lições ao mostrar que a revolução científica não foi aceita pacificamente, senão por meio de acirradas discussões e aparentes contradições. Diversos autores buscaram uma aproximação entre as ciências sociais e das ciências naturais. Assim, a utilização conjunta de metodologias qualitativas e quantitativas está cada vez mais presente na pesquisa administrativa e organizacional conferindo uma maior legitimação às diversas formas de abordagem do tema. Os debates sobre qual a melhor abordagem permanecem, apesar de estar havendo um maior diálogo entre estas duas correntes de pensamento metodológico nas últimas décadas.

Biografía del autor/a

Samuel Carvalho De Benedicto, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração da Fundação Educacional de Oliveira - FEOL. Membro do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI).

 

 

 

Gideon Carvalho de Benedicto, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.

Carlos Maciel Stieg, Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais - FADMINAS

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado - FECAP. Professor das Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais.

Gustavo Henrique Nogueira de Andrade, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2011-08-10

Cómo citar

De Benedicto, S. C., de Benedicto, G. C., Stieg, C. M., & Andrade, G. H. N. de. (2011). Metodologia qualitativa e quantitativa nos estudos em administração e organizações: lições da história da ciência. Revista De Ciencias De La Administración, 13(30), 39–60. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p39

Número

Sección

Articulos