Como a confiança, lealdade e vínculo emocional influenciam a conexão pessoal com a marca

Autores

  • Camila Von Der Heyde FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Juliano Krug FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Christian Daniel Falaster FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e61145

Resumo

São muitos os fatores que estão ligados a confiança, a lealdade, o vínculo emocional e a conexão com a marca. Este estudo tem como objetivo relacionar cada um destes aspectos para que se obtenha uma conexão pessoal com a marca. Foi baseado em dados empíricos coletados de fonte primária por meio de um questionário aplicado a 179 respondentes. Com o estudo, pôde-se perceber que os aspectos citados anteriormente são conquistados gradativamente, por exemplo, dificilmente uma marca conquista a lealdade de seus clientes, sem antes conquistar a sua confiança. Os resultados do estudo demonstram que há uma forte relação entre afeto e conexão pessoal, entre confiança e conexão emocional e entre lealdade atitudinal e conexão emocional. Podemos concluir que os resultados estão de acordo com o que diz Vlachos et al. (2010), que considera que criar um forte vínculo emocional com a marca requer focar em vários fatores funcionais e psicológicos.

Biografia do Autor

Camila Von Der Heyde, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada do Curso de Tecnologia em Marketing (FURB).

Juliano Krug, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Marketing pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2015) e graduação em Business and Economics - with a major in Business Administration - Halmstad University (2015). Atualmente, é mestrando bolsista CAPES na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Christian Daniel Falaster, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professor Universitário do Quadro Permanente, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2017), mestrado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias internacionais, ambiente institucional, ensino e pesquisa em administração e estratégia em organizações. 

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

Heyde, C. V. D., Krug, J., & Falaster, C. D. (2019). Como a confiança, lealdade e vínculo emocional influenciam a conexão pessoal com a marca. Revista De Ciências Da Administração, 21(54), 111–126. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e61145

Edição

Seção

Artigos