Modelos de mensuração da satisfação de clientes: um estudo de caso com alunos de administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
A satisfação tem sido explorada de maneira intensa na literatura de marketing. Este estudo analisa a satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior mostrando a importância e a oportunidade nas pesquisas de medição da satisfação de clientes internos. Também avalia a evolução e compara os diversos modelos utilizados e aplicados na realidade brasileira e alguns internacionais. Foram identificados aspectos comuns de medida de satisfação de clientes e comparadas as características desses modelos em termos de conceitualização, método de coleta, modelo utilizado, medidas de avaliação e resultados apresentados. Uma análise de campo foi realizada para mensurar a qualidade e as condições desses serviços, por meio de entrevistas com 166 alunos de um Centro Universitário brasileiro. O estudo revê modelos de pesquisa de avaliação da satisfação, os instrumentos de medida das percepções, sentimentos e julgamentos. O artigo comenta possíveis direções para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre satisfação.Descargas
Publicado
2005-01-01
Cómo citar
Helena, L. A., & Spers, E. E. (2005). Modelos de mensuração da satisfação de clientes: um estudo de caso com alunos de administração. Revista De Ciencias De La Administración, 7(13), 67–86. https://doi.org/10.5007/%x
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