Modelos de mensuração da satisfação de clientes: um estudo de caso com alunos de administração

Autores

  • Luis Antonio Helena UNIRP - São José do Rio Preto - SP
  • Eduardo Eugênio Spers UNIMEP - Piracicaba - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A satisfação tem sido explorada de maneira intensa na literatura de marketing. Este estudo analisa a satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior mostrando a importância e a oportunidade nas pesquisas de medição da satisfação de clientes internos. Também avalia a evolução e compara os diversos modelos utilizados e aplicados na realidade brasileira e alguns internacionais. Foram identificados aspectos comuns de medida de satisfação de clientes e comparadas as características desses modelos em termos de conceitualização, método de coleta, modelo utilizado, medidas de avaliação e resultados apresentados. Uma análise de campo foi realizada para mensurar a qualidade e as condições desses serviços, por meio de entrevistas com 166 alunos de um Centro Universitário brasileiro. O estudo revê modelos de pesquisa de avaliação da satisfação, os instrumentos de medida das percepções, sentimentos e julgamentos. O artigo comenta possíveis direções para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre satisfação.

Biografia do Autor

Luis Antonio Helena, UNIRP - São José do Rio Preto - SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São José do Rio Preto (1983) e mestrado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Eduardo Eugênio Spers, UNIMEP - Piracicaba - SC

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba - Instituto Educacional Piracicabano, Pesquisador da Fundação Instituto de Administração e Docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

Helena, L. A., & Spers, E. E. (2005). Modelos de mensuração da satisfação de clientes: um estudo de caso com alunos de administração. Revista De Ciências Da Administração, 7(13), 67–86. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos