Desenho do mecanismo para gestão por resultado no sistema socioeducativo: Problema de agente-principal
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e75976Resumen
Construir um conjunto de instrumentos de gestão em prol de um desempenho eficiente é o objetivo principal desse trabalho. A partir da percepção de problemas de agente-principal, define-se um modelo de política de consequência através do desenho de mecanismo compatível via premiação por resultados através de metas e indicadores estratégicos. Provoca-se com externalidade positiva, a elaboração de um conjunto de ações, operacionais e de gestão, em um mecanismo com informações a priori para tomada de decisão. Destaque-se que a utilização de remuneração variável para realização de metas pré-estabelecidas constitui um avanço na gestão do sistema socioeducativo. A realidade mostra que toda a problemática do sistema socioeducativo requer não apenas aumentos em investimentos, mas de qualidade de gestão. Neste contexto, este trabalho procurou demonstrar um modelo de governança por resultado, verificando cada aspecto dos indicadores estratégicos, com uso de algoritmos matemáticos, além de teorias sobre motivação, remuneração e política de consequência.
Citas
ALENCAR, F. A. B. "Envolvidos" na necropolítica : trajetórias e cotidianos de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2019.
AMARAL, A. F. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Responsabilização Penal Juvenil e o Mito da Inimputabilidade Penal. In: ILANUD, ABMP, SEDH, UNFPA (org.), 2006.
ASSIS, L. O. M.; REIS, M. T. N. Remuneração variável por desempenho no setor público: investigação das causas do fracasso e implicações para o Estado Brasileiro. V Congresso CONSAD de Gestão Pública, Brasília, Junho, 2012.
ASSIS, L. O. M; NETO, M. T. R. Remuneração variável no setor público: investigação das causas do fracasso e implicações para o Estado Brasileiro. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 9, n. 3, 2012.
ATTILA, G. Agency problems in the public sector. Annals of the University of Oradea (Economic Science Series), v. 21, n. 1, p. 708-712, 2012.
CARVALHO, F. J. C.; SOUZA, F. E. P.; SICSÚ, J. DE PAULA, L. F. R.; STUDART, R. Economia Monetária e Financeira. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.
CEARÁ. Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Cada vida importa: relatório do segundo semestre de 2017. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, 2
CNDH, Relatório sobre o Sistema Sócio Educativo, 2017. https://www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/participacao-social/conselho-nacional-de-direitos-humanos .
COSTA, A. C. G. Os Regimes de Atendimento no Estatuto da Criança e do Adolescente: Perspectivas e Desafios. Brasília: SEDH, 2006.
COSTA, A. P. M.; RUDNICKI, D. Sistema Socioeducativo: Uma Proposta de Gestão Institucional “Continente” e Garantidora de Direitos Humanos. R. Dir. Gar. Fund., Vitória, v. 17, n. 2, p. 383-408, jul./dez. 2016.
CRUZ, A. F. Assimetria informacional no contexto das finanças Corporativas: determinantes e efeitos no contexto organizacional. Revista Econômica do Centro-Oeste, v.2, n.1, pp. 26-39, 2016.
HEILER, G. J. O ECA, O Adolescente e o Sistema Socioeducativo. São Paulo: ILANUD, 2006.
FIANI, R. Teoria dos jogos: Para cursos de economia e administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
Jornal Folha de São Paulo. (2019). https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano.
LOPES, A. L et al. A importância da motivação para o comprometimento do colaborador com a segurança do trabalho. Revista Complexus – Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Ceunsp, 2012.
MÉNDEZ, E. G. Infância e Cidadania na América Latina. São Paulo: HUCITEC, 1996.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 5a ed., São Paulo: Prentice Hall, 2002.
RISTUM, M.; PADOVANI, A. S. A Escola como Caminho Socioeducativo para Adolescentes Privados de Liberdade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 969-984, out./dez., 2013.
ROCHA, P. S. et al. O Adolescente e o Sistema Socioeducativo. Rev Med Minas Gerais, UFMG. Minas Gerais 26, 2016.
SCHILLEMANS, T. Moving beyond the clash of interests on stewardship theory and the relation- ships between central government departments and public agencies. Public Management Review, v. 15, n. 4, p. 541-562, 2013.
SIFFERT, N.F. A teoria dos contratos econômicos e a firma. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 1996.
SOUZA, M. Z. A. et al. Cargos, carreiras e remuneração. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 160 p. (Série Gestão de pessoas).
WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência: Homicídios por arma de fogo no Brasil. Brasília: Flacso, 2016.
WOOD, T. J.; PICARELLI, V. F. Remuneração: Por habilidades e por Competências. São Paulo, Atlas, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor deberá garantizar:
- que exista pleno consenso entre todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su envío para publicación.
que su trabajo es original, y si se utilizó trabajo y/o palabras de otras personas, estos fueron debidamente reconocidos.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. RCA se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método de detección de plagio.
Todos los envíos recibidos para evaluación en la revista RCA pasan por la identificación de plagio y autoplagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará lugar al archivo del envío. Si se identifica plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor Jefe realizará una investigación preliminar y, de ser necesario, se retractará.
Los autores otorgan a RCA los derechos exclusivos de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.

Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicación de una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta licencia permite a cualquier usuario tener derecho a:
Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adapte: remezcle, transforme y cree a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
Bajo los siguientes términos:
Atribución: debe dar el crédito apropiado (citar y hacer referencia), proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda a usted o su uso.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permite.