Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma teoria multiparadigmática

Authors

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p65

Abstract

This research adopts the Grounded Theory method, because the tool contribution to develop new theories, as the flexibility in the field, subject, and objectives. Thereby, it was performed a qualitative case study, in the management course in Santa Catarina Federal University. It was interviewed sixty managers, students and tutors. To analyses this study, it was used the multiparadigmatic approach, according to the interpretive paradigms (predominant), functionalist, critical theory (radical humanist and radical structuralism) and knowledge management. As results, it was able to perceive the functionalism paradigm predominance, related with an effective investigation. In relation the theory developed with the database, the main results were the management structure and the large amount of offered options to the students.

Author Biographies

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel (2005) e mestre (2007) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, avaliação, Educação a distância, competências, empreendedorismo, estoques, compras e logística

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) .

Maurício Rissi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado (2007) e Mestre (2010) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação a distância, participa do Projeto Aluno Integrado edições 2010 e 2013. Áreas de interesse: Administração; Gestão Universitária; Educação a distância. 

Published

2015-04-17

How to Cite

Pacheco, A. S. V., Nakayama, M. K., & Rissi, M. (2015). Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma teoria multiparadigmática. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 65–81. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p65

Issue

Section

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