Tema gerador e a relação universidade-escola: percepções de professoras de ciências de uma escola pública em Ilhéus-BA

Autores

  • Polliane Santos de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Solino Bastos Universidade de São Paulo
  • Priscila Silva de Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p3

Resumo

Investigam-se contribuições e dificuldades identificadas por professoras da Educação Básica na construção de atividades didático-pedagógicas, a partir de um Tema Gerador, em conjunto com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. Os procedimentos metodológicos incluem a construção de um diário reflexivo e a realização de entrevistas semiestruturadas, junto com as professoras. A análise das informações foi orientada pela Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção das categorias: a) Condições para o planejamento e implementação da proposta baseada em Tema Gerador e b) Parceria universidade-escola. Entre os resultados, destacam-se as seguintes dificuldades das professoras: falta de tempo, seja para o planejamento em conjunto ou para a implementação de atividades em sala de aula e a necessidade de adaptar as atividades baseadas em temas para diferentes turmas. Quanto às contribuições, destacam-se a parceria com o grupo de estudos para aproximação dos resultados da pesquisa em Ensino de Ciências da Educação Básica e a abordagem de Temas Geradores para a formação dos educandos.

Biografia do Autor

Polliane Santos de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2013), mestre em Educação em Ciências pela mesma universidade (2015). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pesquisa na área de Educação Científica, com ênfase no Ensino de Ciências/Física e na Abordagem Temática Freireana

Ana Paula Solino Bastos, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisa na área de Educação Científica, em especial nos seguintes temas: Ciências/Física nos Anos Iniciais, Abordagem Temática Freireana e Ensino de Ciências por Investigação.

Priscila Silva de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Jequié (2010) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2013). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB, campus de Itapetinga. Participa do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GCPEC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do grupo Colaboração em Pesquisa e Prática em Educação Científica (CoPPEC) da UFBA. Tem pesquisado a respeito das inovações educacionais no ensino de Ciências e Biologia, sobre a parceria universidade-escola e os desafios para romper com a lacuna entre a pesquisa e a prática em educação.

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2006) e

doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências desta universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Freireanas no Ensino de Ciências, aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire, Situação de Estudo, Abordagem Temática Freireana.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos