Levantando aspectos, formulando pressupostos e matematizando em modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p249Resumen
Este artigo apresenta uma atividade de modelagem matemática intitulada “a questão da conta de água” realizada com uma turma do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. A atividade teve como objetivo conduzir os estudantes para o desenvolvimento de uma compreensão dos significados de aspectos, pressupostos e matematização em relação à modelagem matemática, entendidos como elementos nem sempre explícitos para os estudantes na construção de modelos, embora comumente implícitos na atividade. A análise mostra que os estudantes modeladores tenderam a enunciar pressupostos em linguagem matemática e a elaborar conceituações e procedimentos de modelagem embasados em pensamento aritmético. Por isso, ao considerar uma modelagem em que os estudantes explicitem seus juízos sobre aspectos a considerar, formulem pressupostos e matematizem, uma interferência pelo professor pode ser importante para que eles atribuam significados a essas três ações, assim como para utilizar álgebra para generalizar elaborações aritméticas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
