Levantando aspectos, formulando pressupostos e matematizando em modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p249Resumo
Este artigo apresenta uma atividade de modelagem matemática intitulada “a questão da conta de água” realizada com uma turma do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. A atividade teve como objetivo conduzir os estudantes para o desenvolvimento de uma compreensão dos significados de aspectos, pressupostos e matematização em relação à modelagem matemática, entendidos como elementos nem sempre explícitos para os estudantes na construção de modelos, embora comumente implícitos na atividade. A análise mostra que os estudantes modeladores tenderam a enunciar pressupostos em linguagem matemática e a elaborar conceituações e procedimentos de modelagem embasados em pensamento aritmético. Por isso, ao considerar uma modelagem em que os estudantes explicitem seus juízos sobre aspectos a considerar, formulem pressupostos e matematizem, uma interferência pelo professor pode ser importante para que eles atribuam significados a essas três ações, assim como para utilizar álgebra para generalizar elaborações aritméticas.
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