As palmeiras de Alfred Russel Wallace na sala de aula: o ensino e a aprendizagem da classificação biológica por meio de interações discursivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p109Resumo
A viagem do naturalista inglês Alfred Russel Wallace (1823-1913) ao Brasil, em meados do século XIX, e seus estudos sobre as palmeiras da região amazônica serviram de base para a elaboração e aplicação de uma sequência didática com objetivo de promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos de biologia relacionados à classificação biológica e filogenia dos seres vivos. A sequência didática, composta por oito aulas, foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de São Paulo. O objetivo desta pesquisa é analisar, em uma das oito aulas componentes da sequência didática, a construção de significados no plano social da sala de aula, por meio da utilização de uma ferramenta analítica das interações discursivas entre professor e alunos. Foi utilizado o sistema de referência elaborado por Mortimer e Scott (2002), baseado em focos do ensino (intenções do professor e conteúdo do discurso em sala de aula), abordagem comunicativa (dialógico ou de autoridade; interativo ou não-interativo) e ações (padrões de interação e intervenção do professor). A ferramenta analítica possibilitou caracterizar na construção de significados uma “espiral de ensino” articulada entre as abordagens comunicativas da professora e os conteúdos trabalhados (conteúdos históricos, científicos e metacientíficos) em uma aula de biologia a partir da aprendizagem de um episódio da própria história da Biologia.Downloads
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