As palmeiras de Alfred Russel Wallace na sala de aula: o ensino e a aprendizagem da classificação biológica por meio de interações discursivas

Autores

  • Rosa Andrea Lopes de Souza Universidade de São Paulo e Colégio Alef Peretz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p109

Resumo

A viagem do naturalista inglês Alfred Russel Wallace (1823-1913) ao Brasil, em meados do século XIX, e seus estudos sobre as palmeiras da região amazônica serviram de base para a elaboração e aplicação de uma sequência didática com objetivo de promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos de biologia relacionados à classificação biológica e filogenia dos seres vivos. A sequência didática, composta por oito aulas, foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de São Paulo. O objetivo desta pesquisa é analisar, em uma das oito aulas componentes da sequência didática, a construção de significados no plano social da sala de aula, por meio da utilização de uma ferramenta analítica das interações discursivas entre professor e alunos. Foi utilizado o sistema de referência elaborado por Mortimer e Scott (2002), baseado em focos do ensino (intenções do professor e conteúdo do discurso em sala de aula), abordagem comunicativa (dialógico ou de autoridade; interativo ou não-interativo) e ações (padrões de interação e intervenção do professor). A ferramenta analítica possibilitou caracterizar na construção de significados uma “espiral de ensino” articulada entre as abordagens comunicativas da professora e os conteúdos trabalhados (conteúdos históricos, científicos e metacientíficos) em uma aula de biologia a partir da aprendizagem de um episódio da própria história da Biologia.

Biografia do Autor

Rosa Andrea Lopes de Souza, Universidade de São Paulo e Colégio Alef Peretz

Mestra em Ensino de Ciências (Modalidade Biologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Filiada à linha de Pesquisa "História, Filosofia, Ciência e Cultura da Ciência no Ensino de Ciências". Membro do Grupo de Pesquisa História da Biologia e Ensino pelo Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP). Especialização em Biologia Evolutiva pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Especialização em Biologia Celular pela Universidade São Paulo (USP). Especialização em Ciências Ambientais pela Universidade São Francisco (USF). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (USF) e em Pedagogia pela UNIFIA. Professora de Biologia e Ciências da Rede Particular de Ensino do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos