Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p85Resumo
O presente artigo refere-se aos aspectos formativos que constituem as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica participantes de uma Formação Continuada em Modelagem Matemática. Assumida sob a perspectiva fenomenológica de investigação, a pesquisa foi estabelecida a partir da análise dos discursos e das ações de onze professores em dois distintos contextos: os encontros da referida Formação e suas salas de aula. Os resultados evidenciaram a multidimensionalidade do processo de constituição das práticas pedagógicas dos professores e revelaram que suas necessidades formativas podem não ser atendidas por estratégias de formação exclusivamente teóricas e generalistas. Nesse sentido, é relevante que as práticas pedagógicas características dos professores sejam consideradas como orientadoras, uma vez que podem fornecer indicativos de encaminhamentos que contribuam para a adoção da Modelagem. A ideia é, portanto, que a aproximação à Modelagem seja iniciada com base na reflexão acerca da prática pedagógica dos professores e não apenas da teoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.