Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor

Autores

  • Franciane Cristina Toledo Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, PIBID, Química, Saberes Docentes

Resumo

Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.

Biografia do Autor

Franciane Cristina Toledo Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Química no Ensino Médio em escola pública da rede estadual SEE-MG e Professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-Química/UFMG.

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professora de Ensino de Química no Departamento de Química/ICEx, e do Programa de Pós-grduação em Educação da UFMG, atuando na formação de professores. Coordenadora do grupo de pesquisa GMEEQ (Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química), registrado no CNPq. Pesquisadora pelo Programa Mineiro de Pesquisadores da Fapemig. 

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Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Artigos